Vemos um idoso sendo vacinado. Saiba a importância da imunização na terceira idade!
Publicado em 01 de setembro de 2021

Imunização na terceira idade: faça o checklist das vacinas!

A prevenção de doenças é a melhor forma de atingir o envelhecimento saudável. Porém, quando pensamos em imunização na terceira idade, esse assunto é pouco divulgado. Isso porque acreditamos fielmente que todas as vacinas necessárias foram tomadas durante a infância. Nesse sentido, a Equipe Esperança e Vida preparou um checklist com todas as vacinas importantes para manter os idosos em segurança. Prossiga a leitura!

Por que se preocupar com a imunização na terceira idade?

A imunização na terceira idade é fundamental para quem deseja envelhecer de forma saudável. Em outras palavras, a vacinação é benéfica por reduzir o risco de internações, mortes e complicações por doenças contagiosas ou graves. Além disso, o Brasil possui um Sistema Único de Saúde (SUS) que disponibiliza fácil acesso à vacinação para todas as classes sociais.

Veja as principais vacinas que devem ser tomadas!

1- Covid-19

As vacinas contra a Covid-19 estão em ascensão, pelo fato de mais de meio milhão de brasileiros terem sidos vítimas da pandemia do Coronavírus. Por outro lado, a terceira idade foi considerada grupo prioritário a receber a imunização. Embora, o calendário de vacinação esteja avançado, existem muitas pessoas resistentes a não tomar vacina ou que esqueceram de tomar a segunda dose. Vale ressaltar que mesmo o idoso estando vacinado, será preciso manter os cuidados.

2- Gripe/Influenza

Para uma completa imunização na terceira idade, também é preciso incluir a vacina contra a gripe. Pelo fato da gripe ser considerada um “resfriado auto curável”, muitas pessoas ignoram a importância da vacinação contra o vírus Influenza. Porém, caso o idoso esteja com a imunidade baixa, ele torna-se suscetível a outras complicações, como a pneumonia.

3- Pneumocócica

Você sabia que a pneumonia é uma causa de mortes comum entre os idosos? Em vista disso, a imunização na terceira idade conta com a vacina pneumocócica. Ela previve infecções generalizadas e pneumonia bacteriana, bastante comum no inverno. Por esse motivo, é indispensável a aplicação dessa vacina no grupo dos idosos.

4- Hepatite B

A hepatite B é uma categoria de doença que compromete o funcionamento do fígado. Se não tratada, pode originar um quadro de cirrose hepática e risco de câncer hepático. Para evitar esses transtornos, vá até o médico ou posto de saúde e tire suas dúvidas sobre a vacina contra hepatite B.

5- Herpes Zoster

A vacina contra Herpes Zoster é pouco divulgada. Porém, ela protege contra a reativação do vírus da catapora — bastante comum na infância. Geralmente, isso ocorre quando o idoso está com o sistema imune comprometido.

6- Tríplice viral

A imunização na terceira idade engloba a vacina tríplice viral, ela combate o sarampo, rubéola e caxumba. Porém, essa vacinação é indicada quando o idoso não recebeu as doses durante a infância ou na fase adulta. Além disso, quando há surtos da doença em determinado lugar, a imunização é exigida.

7- Meningocócica

A vacina meningocócica produz anticorpos contra doenças infecciosas graves, como a meningite. Ela funciona do mesmo modo da tríplice viral. Nesse sentido, é recomendada em casos de epidemia em locais de viagens.

Atenção!

Entendeu a importância da imunização na terceira idade? Mantenha sempre seu cartão de vacinação em dia!

Conte com a ajuda de cuidadores de idosos!

Esclarecer tudo sobre a imunização na terceira idade foi útil para você? Cuide de quem você ama! A Equipe Esperança e Vida é uma agência de cuidadores de idosos no RJ. Possuímos mais de 30 anos de experiências nesse ramo. Contamos com cuidadores habilitados em prestar um atendimento humanizado. Entre em contato conosco e converse com nossa equipe!

Esse artigo foi interessante? Aproveite a visita e confira mais informações no blog da Esperança e Vida! Veja os últimos artigos: