Cuidadora verificando febre em homem mais velho representa os efeitos do sistema imunológico do idoso
Publicado em 31 de maio de 2021

Veja os efeitos do envelhecimento no sistema imunológico do idoso!

O sistema imunológico é um complexo que auxilia na defesa do corpo contra a ação de vírus, fungos, bactérias e parasitas. No decorrer da vida, ele é enfraquecido devido a perda de função imune progressiva que gera, então, suscetibilidade aos indivíduos com mais idade. Pensando nisso, criamos este artigo para tratarmos especificamente do sistema imunológico do idoso. Tem interesse em saber quais são os efeitos do envelhecimento? Continue a leitura!

Descubra os impactos no sistema imunológico do idoso!

Como visto, ao envelhecer ocorre um enfraquecimento do sistema imunológico do idoso, a chamada imunossenescência. Esse fato gera alguns efeitos na capacidade de proteção das células. Veja!

Distúrbios autoimunes

O distúrbio autoimune é um dos possíveis efeitos do envelhecimento do sistema imunológico do idoso. Quando uma pessoa contrai um vírus, por exemplo, deve existir uma resposta do sistema imunológico. Ou seja, os glóbulos brancos, que operam na defesa, tentam destruir e eliminar o vírus de dentro do corpo. Afinal, significa um elemento estranho e não desejado.

No entanto, quando uma pessoa possui um distúrbio ou doença autoimune, o sistema responde de maneira errada. Dessa forma, ao invés de atacar o elemento estranho, o complexo acomete o próprio organismo e não o reconhece como semelhante.

Qualquer órgão pode ser afetado e podem surgir complicações como dores, fraqueza, formigamento, entre outras. Dentre as doenças autoimunes podem ser citadas:

  • artrite reumatoide;
  • tireoidite de Hashimoto;
  • diabetes mellitus tipo 1;
  • lúpus;
  • vasculite.

Mais chances de obter câncer

Devido ao atraso de resposta do sistema imunológico do idoso, há uma mais chances de desenvolvimento de cânceres nessa fase. Isso ocorre porque naturalmente nosso organismo produz células de forma errada.

Na fase adulta, o sistema imunológico iria destruí-las. Porém, na terceira idade, ele é mais lento. Dessa forma, demora mais para detectar esses erros celulares. Assim, continuam se a reproduzir e transformam-se em câncer.

Respostas lentas

Como dito anteriormente, as respostas do sistema imune ao envelhecer se tornam lentas. Ou seja, esse complexo de células não consegue identificar elementos estranhos no organismo de maneira fácil ou rápida. Assim sendo, os idosos tornam-se mais suscetíveis a algumas doenças, por exemplo:

  • pneumonia;
  • gripe;
  • endocardite infecciosa;
  • tétano.

Essas são as infecções mais frequentes entre os idosos.

Veja como melhorar o sistema imunológico do idoso!

Acima foram vistos alguns efeitos do envelhecimento do sistema imunológico. No entanto, existem algumas maneiras de retardar esse enfraquecimento e melhorar a resposta imune. Confira!

Evitar o fumo e bebida em excesso

Uma das formas de impedir o enfraquecimento do sistema imunológico é evitar o hábito de fumar. Afinal, não prejudica só o pulmão, mas todo o organismo do idoso. Nessa medida, ingerir álcool também não é recomendado. Essa substância também é prejudicial ao sistema imune.

Manter-se ativo

Exercitar-se também é uma ótima forma de melhorar o sistema imunológico. Deixar o corpo parado pode causar, além de sedentarismo, uma diminuição da produção de células que atuam no complexo imune. Dessa forma, manter-se ativo é ideal!

Neste sentido, os exercícios não precisam ser complexos. Utilizar escadas e fazer caminhadas são exercícios indicados para manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

Ter uma boa alimentação

Outra forma de manter o complexo imune funcionando bem é ter alimentação balanceada. Veja como:

  • mantenha a hidratação do idoso em dia;
  • estimule-o a consumir bastante proteína;
  • use temperos naturais nos alimentos;
  • incentive-o a comer frutas e verduras.

Além disso, é importante atentar-se às vitaminas. Algumas delas, como o Ômega 3 e as vitaminas C e D, ajudam na manutenção do sistema imunológico. Então, busque introduzir alimentos que as contenham na dieta do idoso.

Manter as doenças crônicas sob controle

Manter as doenças crônicas e preexistentes sob controle também é uma dica interessante para manter um bom sistema imunológico. Isso porque, se descontroladas, o idoso pode ser infectado por alguma doença de maneira mais rápida. Afinal, ele já estaria debilitado. Dessa forma, recomenda-se que o idoso vá ao médico e faça exames regularmente!

Conte com a Equipe Esperança e Vida!

Entendeu quais são os efeitos do envelhecimento no sistema imunológico da pessoa idosa? Conte com a Equipe Esperança e Vida! Nós somos uma agência de cuidador de idosos no Rio de Janeiro. Algumas das funções desses profissionais é cuidar da saúde, ministrar remédios e auxiliar na alimentação da pessoa que você ama.

Contamos com profissionais habilitados e qualificados. Quer contratar um cuidador de idosos? Entre em contato conosco!

Gostou deste artigo? No blog da Equipe Esperança e Vida, você encontra mais como este. Veja algumas sugestões: