alimentação do idoso na mesa
Publicado em 01 de agosto de 2020

Alimentação do idoso: confira 8 cuidados para mantê-la balanceada!

Ter uma alimentação balanceada é extremamente benéfico para pessoas de todas as idades. Para idosos, então, é ainda mais importante! O hábito de se alimentar bem, ingerindo proteínas, vitaminas e nutrientes nas quantidades certas, é essencial para prevenir doenças. Além disso, também promove uma maior expectativa de vida às pessoas da terceira idade. Pensando nisso, a Equipe reuniu alguns cuidados e hábitos que você deve pôr em prática na rotina de alimentação do idoso. Confira!

8 cuidados básicos com a alimentação do idoso

1) Hidratação constante

A hidratação constante é o primeiro cuidado que você deve incluir na rotina de alimentação do idoso. Este hábito evita casos de desidratação, principalmente em dias muito quentes. O consumo de água deve ocorrer várias vezes ao longo do dia, ainda que a pessoa não sinta sede.

É indicado ingerir o líquido nos intervalos das refeições, totalizando de 1,5 litros a 2 litros por dia. Uma boa dica é apostar na água de coco, que ajuda na reposição de eletrólitos. Esqueça refrigerantes, sucos e chás industrializados.

2) Ingestão de carboidratos

O consumo moderado de carboidratos deve fazer parte da alimentação de pessoas idosas. A preferência fica a cargo dos carboidratos integrais, como pães, grãos, batata doce, etc. Eles entram lentamente na corrente sanguínea, evitando um pico de glicemia, ou seja, o idoso não corre o risco de desenvolver diabetes.

3) Rotina diária de alimentação

A rotina de alimentação do idoso deve ser dividida em três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. O ideal é realizá-las sempre em horários semelhantes, pois isso ajuda no bom funcionamento do organismo. Caso o idoso sinta fome entre as refeições, é indicado ingerir pequenas porções de alimentos frescos, como frutas.

4) Consumo de proteínas

As proteínas, sejam de origem animal ou vegetal, são essenciais na alimentação do idoso. As melhores opções para incluir no cardápio são carne vermelha, peixes, ovos, leite, queijo, feijão, soja, ervilha, lentilha, etc. Elas são excelentes no combate à anemia.

No caso da carne vermelha, ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. E, ainda, impede o surgimento de consequências relacionadas à falta de ferro, como cansaço excessivo e dor de cabeça.

5) Cuidado com excessos

A ingestão de alimentos além da quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo ainda é um grande vilão na alimentação do idoso. Isto porque as pessoas mais velhas possuem uma atividade metabólica mais reduzida, logo, não têm um gasto energético tão grande.

Portanto, para evitar sobrepeso e outros problemas de saúde, o mais indicado é o consumo moderado, principalmente de proteínas e carboidratos.

6) Uso de ingredientes culinários

O preparo dos alimentos que serão ingeridos pelos idosos deve ter atenção redobrada. É importante usar alguns ingredientes, como sal, açúcar, óleos e gorduras, com moderação. Como já dissemos, os excessos podem ser prejudiciais. No lugar deles, é indicado usar temperos naturais, como cheiro verde, alho, cebola, manjericão, etc.

7) Alimentos ricos em ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo que possui diversos benefícios para a saúde do idoso. Entre eles, ação anti-inflamatória, aumento da absorção de cálcios e prevenção de doenças, como diabetes, artrites, etc. A substância pode ser encontrada em muitos alimentos: peixes, sementes, leguminosas, oleaginosas e folhas verdes escuras. Desse modo, incluir estes alimentos na alimentação do idoso é uma ótima dica!

8) Inclusão de frutas, legumes e verduras

Pessoas de todas as idades devem incluir frutas, legumes e verduras na sua dieta. E isso não é diferente com os idosos. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, sendo essenciais para diminuir o risco de doenças. Além disso, ajudam a evitar a constipação (prisão de ventre). Logo, é importante incluir frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia!

Agência de cuidador de idosos no RJ!

Você não consegue se alimentar sozinho? A Equipe Esperança e Vida pode te ajudar! Somos uma empresa de cuidador de idosos no RJ com 29 anos de experiência no ramo. Nossa especialidade é o cuidado com pessoas mais velhas e enfermos em suas residências. Oferecemos atendimento personalizado para cada cliente. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Gostou deste artigo? No Blog da Equipe você encontra outros conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar do idoso. Nossos últimos artigos abordaram os seguintes temas: queda de idosos e dicas de como escolher cuidador de idosos. Acesse os links e confira!