Exercícios de respiração do idoso e seus benefícios
Publicado em 02 de dezembro de 2020

5 exercícios que irão ajudar na respiração do idoso

O envelhecimento não pode ser impedido. Porém, ao contrário do que muitos pensam, é possível melhorar suas condições, e garantir um bem-estar ao idoso. Uma dessas questões, que costuma aparecer como um problema pelos mais velhos, é a respiração. Muitos idosos possuem adversidades no sistema respiratório. Contudo, é possível diminuir esses sintomas e até evitá-los. Leia este artigo e saiba como surge a dificuldade e como melhorar a respiração do idoso!

Por que é mais difícil respirar ao envelhecer?

Ao envelhecer, nosso corpo muda. Muitos não sabem disso, mas é verdade. Acontece que uma das mudanças que ocorrem na parte interna do corpo é a calcificação de algumas cartilagens da caixa torácica. Isso dificulta a respiração do idoso, já que elas ficam imóveis. Isso faz com que o pulmão tenha menos espaço para se expandir e, consequentemente, que seja mais difícil de respirar.

Exercícios para ajudar na respiração do idoso

Apesar de serem mudanças naturais, é possível melhorar a qualidade de vida dos mais velhos. Existem alguns exercícios que podem auxiliar na respiração do idoso. A Equipe Esperança e Vida montou uma lista contendo alguns desses exercícios. Confira:

1 – Respiração diafragmática

A atividade envolve expandir o abdômen ao inspirar. O ideal é que a pessoa esteja sentada em uma posição confortável. É preciso, para um melhor controle, colocar uma mão no tórax e outra no abdômen. Peça para que o idoso inspire e expanda o abdômen. Expire e retraia o abdômen.

2 – Inspiração fracionada

Aqui, é preciso que, ao inspirar, a pessoa prenda o ar. Isso deve acontecer algumas vezes durante a inspiração. Ela demora mais tempo para ser completada e garantirá que uma maior quantidade de ar entre no pulmão. É um ótimo exercício para melhorar a respiração do idoso.

3 – Caminhada

Esse exercício tão simples e tão comum pode contribuir, e muito, para a melhora da respiração do idoso. Caminhando, a respiração se mantém sempre regular. A caminhada com frequência é uma ótima ideia para quem quer fortalecer o sistema respiratório.

4 – Natação

Por causa do esforço feito para respirar em uns momentos e prender a respiração em outros, há o fortalecimento dos músculos respiratórios.

5 – Treino com o exercitador pulmonar

O exercitador pulmonar é um aparelho simples, muito usado para quem está com a respiração fraca. Ele ajuda a fortalecer os músculos envolvidos nesse sistema. Consequentemente, se usado com frequência, melhora a qualidade de vida e respiração do idoso.

Para que esses exercícios sejam eficazes, porém, é necessário que sejam feitos de forma regular. Assim, garantindo a boa respiração do idoso e uma melhor qualidade de vida. Preserve o bem-estar dessa pessoa querida!

Entre em contato com a Equipe Esperança e Vida!

Nossa empresa possui anos de experiência. Contamos com profissionais qualificados e de excelência. Conte com nossos serviços! Possuímos cuidadores de idosos atenciosos e esforçados. Entre em contato com a nossa equipe!

Gostou deste artigo? Você pode encontrar mais em nosso blog. Fique com algumas sugestões: