Idosos praticando exercícios para ter um envelhecimento ativo e saudável
Publicado em 05 de novembro de 2020

Envelhecimento ativo e saudável: entenda os fatores e condições!

O envelhecimento ativo e saudável é uma nova realidade que reflete em qualidade de vida para os idosos! Nesse artigo, elaboramos um guia para esclarecer todas as dúvidas e listar alguns benefícios da saúde e vitalidade na terceira idade. Confira!

Envelhecimento ativo e saudável: entenda a sua importância

Antes de falarmos sobre os fatores e condições que podem levar uma pessoa idosa a envelhecer de forma saudável, é importante ressaltar que a preocupação e os cuidados com a saúde devem ser prioridade desde sempre.

Bom, para termos noção do que é um envelhecimento ativo e saudável, é importante saber do que o corpo do idoso precisa para chegar nesse patamar.

Segundo especialistas, a prática esportiva é uma atividade de extrema importância na idade mais avançada, proporcionando mais vitalidade e evitando doenças.

Por conta disso, com o passar do tempo, mais e mais pessoas estão optando pela vida mais sadia, com o objetivo de ter um envelhecimento ativo e saudável e viver bem até o fim de seus dias.

Alguns fatores e condições importantes para um envelhecimento ativo e saudável

Fatores

  • Doenças neurológicas, mentais e físicas;
  • melhor qualidade de vida;
  • melhor integração social (ex: prática de esportes, turismo e cultura);
  • maior expectativa de vida;
  • mais energia e vitalidade para trabalhar ou realizar qualquer atividade que exija condições mentais e físicas.

Condições

  • Maiores cuidados com a alimentação. Procurar sempre comer alimentos mais balanceados, como legumes, verduras, frutas e todas as proteínas necessárias;
  • mudanças de vícios alimentícios, alcoólicos ou nicotina;
  • passar a ter o hábito de se consultar periodicamente com um profissional de saúde;
  • sempre que possível realizar uma bateria de exames de rotina e, caso venha desenvolver algum problema de saúde, seguir todas as orientações passadas pelo médico.

Tabu do envelhecimento

É verdade, o envelhecimento chega para todas as pessoas e, com isso, existem as limitações físicas, mentais e até mesmo sociais. E é por esse fator que a saúde e vitalidade na terceira idade devem ser prioridade!

Promovendo um envelhecimento ativo e saudável, os idosos estão cada vez mais se integrando ao mundo moderno e digital, ainda mais presentes em academias, frequentando ambientes ricos em diversidade, e por aí vai. E essa nova realidade é graças ao envelhecimento ativo e saudável, que aos poucos vai se tornando cada vez mais comum.

A Equipe Esperança e Vida é sua aliada!

Conheça a Equipe Esperança e Vida, te ajudamos a cuidar de quem você mais ama! Somos uma empresa especializada em cuidar de pessoas idosas ou acamadas. Oferecemos um atendimento especializado para cada tipo de paciente. Caso queria contar com o nosso serviço ou tirar dúvidas, entre em contato!

Gostou desse artigo? Se quiser ler outros conteúdos tão interessantes a respeito da saúde do idoso, venha conferir alguns de nossos artigos já publicados: