Memória da pessoa idosa: como fazer a estimulação cognitiva?
A principal propriedade do cérebro humano é formar, reter e usar as memórias. Sendo assim, ele é fundamental para a sobrevivência de todos os organismos. Quando chegamos a uma idade mais avançada, a memória da pessoa idosa tende a diminuir e, muitas vezes, falhar. Esse é um processo comum do envelhecimento, mas que pode chegar a níveis drásticos quando não for tratado adequadamente.
No entanto, notícia positiva: é possível fazer uma estimulação cognitiva com algumas atividades e exercícios específicos. Continue lendo este artigo e saiba como colocar isso em prática!
6 formas de estimular a memória da pessoa idosa
1) Jogos
Os jogos são uma das formas mais simples de exercitar o cérebro e estimular a capacidade cognitiva dos idosos. A manutenção e o desenvolvimento da memória da pessoa idosa podem ser atiçados com passatempos que envolvam diferentes campos do raciocínio. Por exemplo: verbal, visual e numérico. Anote os melhores jogos:
- jogo das diferenças;
- jogo da memória;
- caça-palavras;
- sudoku;
- palavras-cruzadas;
- dominó;
- damas;
- xadrez;
- quebra-cabeças.
2) Leitura
Incentivar o hábito da leitura é uma das melhores formas de estimular a memória da pessoa idosa. Durante a prática de ler livros, jornais e artigos, o idoso precisa agrupar informações na sua mente para compreender a história. Dessa forma, podemos dizer que esta atividade treina as memórias de curto e longo prazo.
Além disso, também traz outras vantagens: enriquece o vocabulário e melhora a aptidão para armazenar novos dados. Portanto, a leitura é extremamente benéfica para as pessoas mais velhas!
3) Novo idioma
Aprender um novo idioma pode ajudar no desenvolvimento da memória da pessoa idosa. Você pode matricular o idoso em uma escola de idiomas para a terceira idade ou contratar um professor particular. Para potencializar o resultado do curso, peça para ele te ensinar o que aprendeu durante a aula. Repassar conhecimento é uma ótima maneira de fixar o conteúdo e estimular a memória.
Inclusive, o aprendizado de algo novo atrasa o aparecimento de doenças associadas à demência. Sendo assim, você pode agregar conhecimento ao idoso de diferentes formas. Basta que ele aprenda algo novo para começar a exercitar sua memória!
4) Dança ou teatro
A dança e o teatro são ótimas formas de agregar o exercício da memória à diversão. As atividades artísticas exigem a memorização de falas, coreografias, movimentos e instruções. Ou seja, realiza o estímulo cognitivo e fortalece a memória da pessoa idosa. Além disso, as práticas mantêm o corpo ativo e promovem o envelhecimento saudável.
5) Desafios diários
A família do idoso pode criar alguns desafios simples para ajudar no fortalecimento da sua memória. Uma boa dica é englobar todos os sentidos do corpo humano: visão, olfato, paladar, audição e tato. Por exemplo: faça com que o idoso experimente algum alimento de olhos fechados e peça para que ele tente adivinhar o que é. Ou, ainda, vá com o idoso ao supermercado com uma lista de compras memorizada, e não escrita.
6) Ensinar
Não é somente o aprendizado de algo novo que exercita a memória da pessoa idosa. O ato de ensinar também é valioso, pois desenvolve ainda mais as capacidades cognitivas. E, consequentemente, melhora a memória. Portanto, estimule o diálogo com o idoso e peça para que ele compartilhe o conhecimento acumulado ao longo da vida. Pode ter certeza que esta experiência será muito útil e enriquecedora para todos!
Nós podemos cuidar de quem você mais ama!
Está buscando uma agência de cuidador de idosos no RJ? Conte conosco! A Equipe Esperança e Vida é especializada no tratamento de idosos e enfermos em suas residências. Nossos profissionais são capacitados, uniformizados e treinados para atender às demandas das pessoas mais velhas com um atendimento personalizado.
Entre em contato conosco para conhecer melhor nossos serviços!
Gostou deste artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades! Veja os melhores artigos que separamos para você:
- Queda de idosos: conheça as causas, consequências e prevenção!
- 6 dicas de como escolher cuidador de idosos atencioso
- Alimentação do idoso: confira 8 cuidados para mantê-la balanceada!