Por que optar pela profissão de cuidador de idosos? Veja 5 razões!
A profissão de cuidador de idosos está em expansão no Brasil! Ela zela pelo bem-estar físico e psicológico das pessoas com idade avançada. Com o crescimento do número de idosos no país, o trabalho do cuidador passou a ser ainda mais valorizado. Além, é claro, de ser cada vez mais requisitado em hospitais, casas de repouso e residências particulares.
Está pensando em se tornar um cuidador de idosos, mas ainda tem dúvidas se esta é uma boa ideia? Leia este artigo e encontre excelentes motivos para você ingressar na carreira. Ao final, veja como nós da Equipe Esperança e Vida podemos te ajudar!
Por que investir na profissão de cuidador de idosos?
1- É a profissão que mais cresce no Brasil
No final de 2018, o Ministério do Trabalho divulgou que o número de cuidadores de idosos no país aumentou em 547%. O salto foi gigante: de 5.263 cuidadores em 2007 para 36.720 cuidadores em 2018. Estes números apontam um aquecimento no setor, já que muitas pessoas estão procurando se especializar na profissão de cuidador.
2- Os brasileiros estão envelhecendo cada vez mais
Os dados demográficos apontam uma modificação drástica na formação da população brasileira. Segundo o IBGE, o total de indivíduos com mais de 60 anos deve mais que dobrar até 2050. A terceira idade de saltar de 9,5% para 21,8% de parcela da nossa sociedade. Em suma, a população de idosos deve ultrapassar os 40 milhões.
3- A profissão foi regulamentada pelo Congresso Nacional
A regulamentação da profissão de cuidador de idosos foi aprovada em maio de 2019. O projeto de lei complementar 11/2016 trouxe uma série de recomendações para os profissionais que desejam ingressar na área. Eles devem ter o ensino fundamental completo e curso de qualificação na área. Além de idade mínima de 18 anos, bons antecedentes criminais e atestados de aptidão física e mental.
4- Chance de se habilitar em diferentes áreas
A formação técnica é fundamental para ingressar na profissão de cuidador de idosos. Hoje, até mesmo parentes e amigos que antes atuavam sem formação técnica podem se especializar e cuidar dos idosos próximos. Uma observação curiosa é a formação de profissionais multidisciplinares treinados em diversas áreas: legislação, psicologia, nutrição, primeiros socorros e reanimação cardíaca.
5- Existe qualificação técnica e acessível para o cargo
A habilitação da profissão de cuidador é obtida através de cursos profissionalizantes. Estes costumam ter ótimo custo-benefício e duram em média 3 meses. Ou seja, você consegue se especializar em pouco tempo e pagando mensalidades que cabem no seu bolso!
Faça o nosso curso para cuidadores de idosos!
O curso de capacitação para cuidadores de idosos realizado pela Equipe Esperança e Vida é o mais completo do mercado. A duração média é de 3 meses, com aulas 2 vezes por semana e carga horária total de 96 horas. No valor do curso já estarão inclusos: aulas práticas e teóricas, certificado, blusa da empresa e inscrição na equipe de profissionais. Inscreva-se por telefone! Ligue para (21) 2573-5110 ou (21) 2573-7412.
Para saber mais sobre a profissão de cuidador de idosos e assuntos relacionados, visite o nosso blog! Lá, você encontra:
- Higiene e conforto: entenda como dar banho em idosos acamados!
- Memória da pessoa idosa: como fazer a estimulação cognitiva?
- Queda de idosos: conheça as causas, consequências e prevenção!
- 6 dicas de como escolher cuidador de idosos atencioso