idosa de máscara sendo vacinada representando os cuidados com idosos depois da vacinação
Publicado em 04 de maio de 2021

Devemos manter os cuidados com idosos depois da vacinação? Entenda!

Atualmente, o Brasil, assim como o mundo, vive em meio a uma pandemia. Hoje, já temos a produção e a disponibilização de algumas doses de vacinas para a prevenção da doença. Em nosso país, a aplicação já foi iniciada. Apesar disso, é preciso manter os cuidados com idosos depois da vacinação. Você sabe por qual motivo e quais são essas precauções? Nós explicamos. Continue lendo este artigo!

Por que manter os cuidados com idosos depois da vacinação?

Doses

Hoje, no Brasil, estão sendo aplicadas diferentes vacinas. Entre elas:

As vacinas citadas acima apenas atingem seu maior potencial imunizante na aplicação completa. Ou seja, após o indivíduo receber todas as porções.

Ambas as citadas são compostas de duas doses. Dessa forma, mesmo depois de receber a primeira, o idoso não estará totalmente imune ao vírus. Isto é, ele ainda não estará seguro.

Variantes

Outro fator que sustenta a continuação de cuidados com idosos depois da vacinação é a aparição de variantes. Ainda não se sabe se as vacinas imunizam contra todas as variações virais existentes. Dessa forma, após a aplicação das doses da vacina, o idoso ainda estará sob perigo. Ao ter contato com uma pessoa que esteja infectada, o indivíduo da terceira idade pode ser comprometido.

Outras pessoas

Outro fator a ser considerado para a manutenção dos cuidados com idosos depois da vacinação é: ele ainda pode infectar outras pessoas.

Mesmo depois de tomar todas as doses, o indivíduo da terceira idade pode ter o vírus em si. Ele apenas não o manifesta ou contrai.

É possível que o idoso possa achar, depois da vacina, que já não comprometa outras pessoas. Contudo, é bom alertá-lo que ao colocar a mão em um objeto infectado e depois abraçar outra pessoa, por exemplo, ele ainda pode transferir o vírus.

Portanto, é imprescindível que os cuidados sejam mantidos até toda população ser vacinada.

Quais são os cuidados com idosos depois da vacinação?

Manter o distanciamento social

Como visto anteriormente, é importante que os cuidados com idosos depois da vacinação sejam mantidos. Uma das orientações principais dos especialistas, nesta medida, é a manutenção do isolamento social. A vacina não é desculpa para o afrouxamento do distanciamento.

Continuar com o uso de máscaras

Outra entre as recomendações para evitar a contaminação e disseminação da Covid-19 é o uso de máscara. Seja ao sair ou receber as compras do mercado, utilizar esse acessório protetor é essencial.

Assim, mesmo depois da vacinação, os idosos devem prosseguir com o uso das máscaras.

Permanecer com a higiene adequada

Manter a higienização constante também é imprescindível para evitar um comprometimento da saúde do idoso. Dessa forma, o indivíduo deve sempre andar com álcool em gel e utilizá-lo. Assim, evitará contaminar a si próprio e/ou a outra pessoa.

Além de higienizar as mãos, o banho também torna-se importante nesse caso. Ao sair, o idoso pode trazer o vírus para a casa consigo. Desse jeito, o banho ajuda a evitar a contaminação do ambiente.

Não deixar de tomar seus remédios

Esse é um fator do qual não se fala constantemente, mas é importante. Alguns idosos às vezes esquecem de tomar seus medicamentos. Esses podem ser agentes essenciais na manutenção da saúde da terceira idade.

Quando os remédios essenciais não são ingeridos, a imunidade do indivíduo pode abaixar, além de causar outros transtornos. Sendo assim, sua saúde pode ficar comprometida.

É importante que os remédios dos mais velhos sejam administrados e ingeridos de forma correta. Eles podem precisar de ajuda para manter a ingestão adequada nos horários certos.

Conte com um cuidador de idosos!

Os cuidadores de idosos são responsáveis por ministrar medicação, auxiliar na higienização do idoso, entre outras tarefas. São profissionais treinados! Dessa forma, são essenciais mesmo que o idoso não fique sozinho em casa. Podem ajudar na manutenção dos cuidados com idosos depois da vacinação.

O profissional irá fazer companhia e interagir com o indivíduo da terceira idade. Além disso, cuidará e estará pronto para qualquer problema relacionado à saúde do idoso. Dessa forma, estes profissionais são essenciais mesmo que o idoso não fique sozinho em casa.

A Equipe Esperança e Vida é uma Agência de Cuidador de Idosos no Rio de Janeiro. Nossos colaboradores são carinhosos, cuidadosos e atenciosos.

Precisando de um cuidador de idosos no RJ? Aqui você consegue os melhores profissionais da área. Fale conosco! Você também pode entrar em contato através dos números (21) 2573-7412, (21) 2573-5110 e (21) 99152-0496. Ou, se preferir, visite-nos em nossa unidade no RJ, veja o endereço: Av. Beira mar, 262, GR. 802 – Centro.