Médico verifica a circulação sanguínea em idosos
Publicado em 05 de novembro de 2020

5 dicas para melhorar a circulação sanguínea em idosos!

Uma boa circulação sanguínea é sempre a garantia de qualidade de vida e bem-estar, principalmente na terceira idade. E isso é de conhecimento geral! Mas, você sabe o que fazer para que o sangue circule sem problemas pelo corpo? Nesse artigo, a Equipe Esperança e Vida mostrou os caminhos para uma boa circulação sanguínea em idosos. Acompanhe!

Circulação sanguínea em idosos: entenda!

A chegada da terceira idade pode ser considerada como uma vitória, porém, é o momento em que o alerta deve ficar ligado. E tudo bem! Todo mundo envelhece!

A questão é, como monitorar essa situação? Afinal, o envelhecimento natural também pode vir junto com diversos problemas de saúde.

Um dos principais problemas de saúde em idosos, tem muito a ver com a circulação sanguínea. As artérias são os principais canais responsáveis por transportar e distribuir o sangue por todo nosso corpo.

Quando esse mecanismo importantíssimo do sistema sanguíneo começa a demonstrar sinais de mau funcionamento, acontece uma reação em cadeia. Os órgãos e tecidos entram em estado de alerta pela falta de sangue circulando, podendo causar graves danos à saúde.

Normalmente, quem mais sofre com esse tipo de problema são pessoas de mais idade. A circulação sanguínea em idosos tende a ser mais difícil por conta de alguns fatores, como problema de pressão, alimentação e falta de acompanhamento profissional.

Alguns sinais da má circulação sanguínea em idosos

  • Inchaço nos membros inferiores;
  • problemas digestivos;
  • dores e cansaço nas pernas;
  • varizes;
  • sensação de formigamento nas pernas.

5 dicas de como melhorar a circulação sanguínea em idosos

1- Alimentação

Alimentos ricos em vitamina C são muito bem recomendados e ajudam a fortalecer a parede do vaso sanguíneo, como laranja, mamão, manga, limão, tomate e brócolis. Até mesmo o alho e a cebola, que são alimentos que contam com uma substância chamada Alicina, responsável por não permitir o entupimento dos vasos sanguíneos. Outra dica bem eficaz seria o consumo de suco de beterraba sempre que possível.

2- Exercício físico

Exercício da musculatura, principalmente das pernas, tem como um de seus objetivos bombear sangue pelo corpo inteiro, ajudando a manter uma boa circulação sanguínea em idosos.

3- Evite manter o idoso parado na mesma posição por muito tempo

Principalmente idosos acamados, que pela condição clínica ficam imóveis na cama durante horas e horas.
Procure estimular a circulação, movimentando as pernas e os pés. Isso diminui os riscos de tromboses e outros problemas vasculares.

4- Evitar o uso da nicotina

As substâncias encontradas no cigarro são responsáveis pela diminuição da espessura dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue no local. Além disso, o monóxido de carbono é um grande estimulante para o desenvolvimento de doenças vasculares, diminuindo o oxigênio presente no sangue.

5- Procurar um médico!

A má circulação sanguínea em idosos é mais comum do que se imagina, então caso você note alguns sintomas desse problema em alguém do seu convívio, procure rapidamente um profissional especializado.

A Equipe Esperança e Vida pode cuidar de quem você ama!

Conhece alguém que possui dificuldades em realizar as necessidades básicas do dia a dia, como se alimentar ou mesmo se higienizar sozinho? Conheça a Equipe Esperança e Vida! Aqui cuidamos de quem você ama! Somos uma empresa especializada no cuidado de pessoas idosas e acamadas. Oferecemos um atendimento diferenciado! Entre em contato.

Gostou desse artigo? Se quiser ler outros conteúdos tão interessantes quanto este, venha conferir alguns de nossos artigos já publicados: