Vemos um indivíduo mais velho. Veja como escaras em idosos!
Publicado em 25 de outubro de 2021

Escaras em idosos acamados: como evitar esse problema?

Se você possui um familiar acamado ou cuida de algum paciente que tem algum problema de locomoção, então este artigo é para você! Infelizmente, esse dilema é bastante comum em pessoas que passam muito tempo na mesma posição. Por esse motivo, a Equipe Esperança e Vida compartilha dicas de como evitar escaras em idosos. Prossiga a leitura e cuide de quem você ama!

Afinal, o que são escaras?

As escaras, também conhecidas como úlceras ou lesão por pressão, são feridas ocasionadas pela deficiência na irrigação local. Ou seja, ocorre uma pressão contínua contra um osso ou cartilagem, que resulta na deficiência de nutrientes e prejudica a circulação do sangue no local. Em consequência disso, favorece o aparecimento de feridas em algumas regiões do corpo, como:

  • região sacral — acima do cóccix;
  • quadril;
  • nádegas;
  • calcanhares;
  • cotovelos
  • e na região do ísquio.

Vale ressaltar que esse problema é comum em idosos acamados, cadeirantes ou pacientes com problemas de mobilidade.

Tipos de úlceras de pressão

As escaras em idosos costumam aparecer em quatro estágios:

  • grau 1: irritação e vermelhidão na pele;
  • grau 2: surge o aparecimento de bolhas;
  • grau 3: surgimento de necrose na pele;
  • grau 4: fase crítica da úlcera onde expõe a estrutura óssea.

Como prevenir escaras em idosos?

1- Cuide da higiene pessoal

A primeira dica para evitar escaras em idosos é cuidar da higiene do paciente, uma vez que a umidade acelera o processo de aparecimento das lesões. Por mais que o idoso esteja deitado, ele pode transpirar e se sujar. Por esse motivo, dê banho corretamente. Use produtos neutros e inspecione as áreas vulneráveis.

2- Mude de posição a cada 3 horas

Respeitando as limitações dos pacientes, cogite a possibilidade de mudar o idoso acamado de posição a cada 2 a 3 horas. Por exemplo, gire-o de lado para que o sangue circule. Tenha auxílio de travesseiros de apoio para manter o conforto.

3- Hidrate a pele

Para prevenir escaras em idosos, invista na hidratação. Lembre sempre ao idoso de beber água, pois faz bem para a pele. Ademais, utilize cremes e óleos após o banho e evite que a pele fique seca e com rachaduras.

4- Troque roupas e lençóis com frequência

Evite deixar o idoso com a mesma roupa por muito tempo. Além disso, dê preferências às vestimentas mais folgadas que ajudam na circulação de sangue e auxiliam a pele a respirar.

Já no caso das roupas de camas e colchão, fique atento. Visto que é importante trocá-los a cada 1 semana para prevenir o acúmulo de sujeiras, poeiras e ácaros.

5- Realize massagens

Por último, busque fazer massagens 2 a 3 vezes ao dia para melhorar a circulação do sangue e prevenir escaras em idosos. A partir disso, os benefícios da massagem também incluem o alívio das tensões musculares.

Tenha auxílio de um cuidador de idosos!

Contar com um profissional cuidador de idosos auxilia em todas as questões de higiene e bem-estar de quem você ama. Entre em contato conosco! Somos referência em agência de cuidador de idosos no RJ com mais de 30 anos de experiência.

Links Úteis:

Agência de Cuidador de Idosos SP

Empresas de Cuidadores de Idosos SP