Idosos acamados: veja 5 dicas para lidar com a situação
Nem sempre passar pela terceira e quarta idade é simples. A idade pode trazer algumas limitações e exigir cuidados especiais. Quando falamos em idosos acamados, é essencial ter cuidados específicos para ajudar com a higiene, alimentação e melhora da condição geral de saúde. Pensando nisso, a Equipe Esperança e Vida trouxe, no artigo de hoje, alguns cuidados para ter com idosos nessa condição. Seja por doença, cirurgia ou acidente, veja o que fazer para ajudar a manter a saúde física e mental em situações como essa.
5 dicas para lidar com idosos acamados
1 – Troque de posição de tempos em tempos
Um dos principais cuidados com idosos acamados é a necessidade de ter que trocar de posição de tempos em tempos. Essa ação é essencial para evitar um problema ainda maior. Chamada de escaras, ou úlcera por pressão, elas acontecem quando uma parte do corpo fica em contato com uma superfície (a cama, no caso) por muito tempo. Assim, surgem lesões na pele. Elas podem ter graus e intensidades diferentes de acordo com o tempo acamado. Os locais mais comuns do aparecimento das escaras são:
- cabeça;
- orelhas;
- costas;
- calcanhares.
Elas precisam de atenção e medicação para melhorar e não causarem incômodos ou dores. O ideal é mudar a posição do idoso de 2 em 2 horas, pelo menos. Se tiver condições de deixar sentado em algumas horas, faça! O mesmo vale para a roupa. Tanto a do idoso, quanto a roupa de cama devem ser trocadas para evitar o acúmulo de umidade e bactérias.
É sempre bom lembrar que manter a pele do corpo hidratada também é essencial para evitar o ressecamento e piora das escaras.
Por isso, é recomendado o uso de hidratante no corpo pelo menos duas vezes ao dia.
2 – Mantenha uma rotina ativa
Mesmo que o idoso esteja acamado, é essencial manter o corpo em movimento. Os exercícios e atividades de fisioterapia, por exemplo, ajudam a reduzir riscos de atrofias, problemas com articulações endurecidas e até encurtamentos musculares.
Além disso, essas atividades ajudam também a melhorar a circulação e a respiração. Procure ajuda de um especialista para realizar movimentos dentro das limitações de cada pessoa.
É recomendado ainda que as atividades sejam realizadas na parte da manhã ou começo da tarde. Assim, evita-se que o sono seja afetado. Exercícios liberam hormônios que podem deixar o corpo mais “ligado”.
3 – Atenção com a higiene
Idosos acamados também exigem um cuidado ainda maior com a higiene pessoal. O fato de estar acamado significa que ajuda é essencial nessa condição. Entre os principais cuidados podemos citar:
- dar banho diariamente – aproveitar a hora do banho e verificar se há manchas e/ou lesões pelo corpo;
- sempre que lavar a cabeça observar se há lesões;
- secar bem todo o corpo;
- sempre lavar e secar bem as partes íntimas após urinar e defecar;
- manter as unhas dos pés e das mãos aparadas e limpas;
- higienizar a boca ao acordar e após as refeições;
- manter o corpo hidratado.
Se o idoso consegue andar ou pode ficar sentado em cadeiras higiênicas, recomenda-se fazer isso ao urinar ou defecar. Fraldas são recomendadas para idosos acamados que não consigam se movimentar.
4 – Cuidado com os ambientes
A segurança respiratória também é essencial para os idosos. Ou seja, é preciso ter atenção ao ambiente em que o idoso está instalado. Se for na própria casa, é imprescindível verificar se não há fungos, mofos ou paredes com infiltrações. Uma dica é sempre usar impermeabilizantes nas paredes para ajudar a controlar esses problemas.
5- Tenha alguém especializado para ajudar
Ter uma pessoa especializada para cuidar de idosos acamados é essencial. Dessa forma, a família fica mais tranquila sabendo que o parente está sendo bem assistido. Além disso, um profissional sabe como manusear comida, remédios e cuidar dos tópicos que já citamos antes.
Lembre-se que nem sempre a terceira idade é uma fase simples e com ela podem vir cuidados específicos. Alguns dos benefícios de contratar um cuidador de idosos são:
- mais segurança e suporte ao idoso;
- cuidados criteriosos com higiene;
- respeito à memória afetiva de cada pessoa quando o idoso está dentro da própria casa;
- flexibilidade na rotina sempre respeitando os limites;
- uso correto da medicação indicada pelos médicos;
- prevenção de doenças e problemas como depressão e ansiedade;
- companhia com carinho e atenção;
- diminuição do risco de quedas.
Deixe a Equipe Esperança e Vida te ajudar!
Com mais de 30 anos de atuação no mercado, nossa empresa possui os melhores e mais capacitados cuidadores no RJ e SP. Nosso foco é cuidar dos idosos para que a família possa continuar sua rotina sem se preocupar com os cuidados exigidos por essa faixa etária.
Oferecemos profissionais próprios e altamente treinados para desempenhar todas as funções com excelência e humanização.
Se precisa de ajuda com idosos acamados, seja pós-cirurgia ou por causa de alguma patologia, conte com a nossa equipe. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar!