Como Prevenir Quedas Em Idosos
Publicado em 28 de abril de 2022

Dicas para prevenir quedas em idosos

Você sabia que quedas em residências são as principais causas de acidentes com idosos no Brasil? Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que cerca de 30% da população com mais de 65 anos tenha problemas devida a lesões que aconteceram no ambiente doméstico. E esse número fica ainda pior se usarmos idosos com mais de 80 anos, quando o índice pode chegar até 40%. Por isso, é sempre bom pensar em ações que podem ajudar a prevenir quedas em idosos. Continue a leitura do nosso artigo e veja 5 dicas que preparamos para você! 

5 dicas para prevenir quedas em idosos

1 – Cuide do seu corpo e do que você come

Com o avançar da idade, a estrutura óssea do corpo humano tende a ficar mais frágil. As articulações, músculos e ossos ficam comprometidos. Portanto, a forma de melhorar isso é cuidado do corpo e da saúde em geral. Dessa forma, é essencial manter uma alimentação balanceada rica em vitaminas. 

Além disso, é necessário visitar um médico para fazer o acompanhamento periódico de todas as funções do corpo. Assim, além de prevenir quedas em idosos, você estará contribuindo para um envelhecimento saudável. E não se esqueça das consultas com o oftalmologista. A visão também é um dos sentidos afetados com o passar dos anos e merece atenção já que a falta de visão pode causar quedas

2 – Faça atividades físicas

Seguindo a mesma lógica da alimentação, o nosso corpo vai perdendo força e até o equilíbrio fica comprometido. É comum idosos da terceira e quarta idade relatarem sensação de fraqueza muscular. Isso requer cuidados especiais aos ambientes em que eles frequentam, principalmente, a própria casa. Sendo assim, a prática de atividades físicas é uma ótima aliada. Dança, Yoga, hidroginástica e até a musculação, por exemplo, podem melhorar o condicionamento físico e dar mais força ao idoso. 

Mas lembre-se: não comece uma nova atividade sem ter o aval do médico que acompanha o idoso. Exercícios realizados de forma errada podem ter o efeito contrário e ainda provocar lesões. 

3 – Instale barras de corrimão e tapete anti-deslizantes

Ter um ambiente irregular e inadequado pode ser um dos motivos causadores de quedas em idosos. Por isso, dê atenção a forma de locomoção, e principalmente, o espaço entre cômodos da casa. Se for necessário, faça a instalação de barras de corrimão. Elas podem ser bem úteis, principalmente em ambientes molhados como o banheiro e a varanda, por exemplo. 

Uma ótima dica para isso é fazer o uso de tapete anti-deslizantes dentro do box. Se o idoso tem autonomia para tomar banho sozinho, isso evita que ele perca o equilíbrio ou escorregue. E se o piso for de madeira, evite tapetes pela casa, eles também podem fazer escorregar.

4 – Tenha cuidado com as roupas e calçados 

Em primeiro lugar, se o idoso anda sozinho, ele deve dar preferência aos calçados com solado antiderrapante. Isso evita que ele escorregue ao passar por uma calçada úmida, por exemplo. Depois disso, a atenção também deve ser um ponto de atenção. Roupas compridas ou largas de mais podem fazer com que a pessoa tropece, levando à queda.

5 – Contrate um cuidador

Muito mais do que ajudar a prevenir quedas em idosos, ter um cuidador em casa oferece total apoio na rotina das pessoas da terceira e quarta idade. Eles ajudam com os horários de remédios, a manter os hábitos saudáveis e ainda fazem companhia. 

Outros benefícios de contar com a ajuda de um cuidador são: 

  • auxílio na higiene pessoal do idoso;
  • ajuda na troca de roupas;
  • auxílio nas refeições;
  • aferição de pressão arterial e temperatura;
  • pronto acionamento de familiares e do SAMU em caso de emergências

Conheça a Equipe Esperança e Vida!

Quer ajuda de profissionais para ajudar a prevenir quedas em idosos? Conheça a Equipe Esperança e Vida! Somos uma empresa especializada em administração de cuidadores de idosos. Oferecemos atendimento personalizado, profissionais altamente qualificados e preparados para lidar com a terceira idade e mais de 30 anos de experiência no mercado. Acesse o nosso blog  leia dicas acerca dos cuidados com idosos.

Para tirar dúvidas, ou contratar um cuidador, entre em contato com a nossa equipe.