Vemos um exemplo entre os idosos com baixa visão. Saiba como ajudar!
Publicado em 01 de setembro de 2021

Facilite a vida de idosos com baixa visão com 6 cuidados essenciais!

Ser cuidador de idosos é uma profissão que exige muito profissionalismo e ato de carinho pelo que se faz. Principalmente, quando se trata de idosos com baixa visão. Alguns podem aparentar mais independência, já outros demostram mais nervosismo devido a essa debilidade. Pensando nisso, a Equipe Esperança e Vida preparou um artigo com dicas para facilitar a vida tanto dos cuidadores quanto dos idosos. Continue a leitura!

Quais os sintomas de perda de visão em idosos?

Com a chegada da terceira idade, é bastante comum que problemas de visão apareçam juntamente a ela. Por esse motivo, observe se o idoso aparenta ter esses comportamentos:

  • deixar objetos cair com frequência;
  • dificuldades para ler ou escrever;
  • inclinar a cabeça para tentar se concentrar;
  • erros comuns no trânsito;
  • esbarrar em móveis da casa;
  • quedas frequentes;
  • não consegue assistir TV.

Anote 6 dicas para cuidar de idosos com baixa visão!

1- Identifique-se sempre

A primeira dica para cuidar de idosos com baixa visão é identificar-se sempre que for iniciar contato. Além de lidar com problemas de visão, o idoso pode ou não apresentar sintomas de Alzheimeresquecimento. Por esses motivos, jamais fale alto, isso pode assustar o idoso. Sendo assim, inicie o contato chamando ele pelo nome e informe como ele te conhece. Por exemplo: “aqui quem fala é Fulano de Tal, seu filho/neto/irmão”.

2- Mantenha os locais iluminados

Busque sempre manter os cômodos bem iluminados, principalmente, durante a noite. Nesse sentido, tenha cuidado com o banho noturno dos idosos com baixa visão. Ademais, utilizar luzes nos corredores e abajures ao lado da cama pode facilitar essa locomoção.

3- Use cores contrastantes

Aposte em sinalização de escadas, portas, móveis e interruptores para facilitar a assimilação dos idosos com baixa visão. Além disso, diferenciar as cores das paredes pelos cômodos da casa, ajuda o idoso a diferenciar com mais especificidade cada local.

4- Deixe sempre o local organizado

Em outras palavras, desobstrua os caminhos para idosos com baixa visão transitarem com mais segurança. A partir disso, evite mudar os móveis de local com frequência. Use caixas organizadoras para guardar chaves, controles e outros objetos. Além disso, carpetes e tapetes estendidos no meio da sala, podem apresentar um relevo ao nível do chão, consequentemente, poderá ser o causador de acidentes em casa.

5- Desenvolva sua habilidade tátil

Crie o hábito de desenvolver o tato dos idosos. Por exemplo: realize exercícios em que ele tenha que diferenciar objetos por meio do contato que ele teve com a mão. Você pode usar o controle de TV, uma garrafa d’água, frascos de remédios e outros itens. Além disso, essa dinâmica é bastante útil para que o idoso com baixa visão não perca completamente a sua independência.

6- Tenha ajuda da tecnologia

Nossa última dica é contar com a ajuda da tecnologia para facilitar a vida dos idosos com baixa visão. Agora você deve estar se perguntando: como isso é possível? Hoje em dia, os smartphones possuem comando de voz que possibilitam programar alarmes, ligar para determinado contato, fazer buscas no Google, perguntar que horas são, entre outras funcionalidades.

Equipe Esperança e Vida: referência em cuidados com idosos

Anotou todos os cuidados para lidar com idosos com baixa visão? Deixe nas mãos de quem entende do assunto. Somos uma agência de cuidador de idosos no RJ com mais de 30 anos de experiência. Contamos com profissionais extremamente qualificados. Entre em contato conosco!

Esse artigo foi útil? No blog da Equipe Esperança e Vida, você encontra mais como este. Veja algumas sugestões: