Vemos um idoso acamado. Veja como cuidar dele!
Publicado em 31 de janeiro de 2023

Idoso acamado: entenda os principais cuidados

A terceira idade chega trazendo novos desafios. Muitas pessoas recebem essa fase com animação por ter vivido uma vida saudável e feliz. Mas, existem algumas pessoas que chegam nessa fase com certas limitações. Seja por doenças, degeneração ou até mesmo pós-operatórios, muitos idosos acabam tendo que ficar mais tempo na cama. Por isso, para lhe ajudar a entender os principais cuidados com o idoso acamado, a Equipe Esperança e Vida trouxe, no artigo de hoje, algumas dicas. Leia o nosso texto e descubra!

5 cuidados com o idoso acamado

1 – Higiene

Em primeiro lugar é direito do idoso ter uma higiene pessoal adequada. O Estatuto do Idoso prevê que pessoas e instituições que abrigam idosos são obrigadas a manter padrões de higiene compatíveis com as necessidades deles, sob as penas da lei.

Para o idoso acamado essa condição é ainda mais importante. Isso porque geralmente ele precisa de ajuda para fazer ações básicas como tomar banho e escovar os dentes, por exemplo. A ajuda pode vir de um familiar ou de um cuidador de idosos desde que essa pessoa seja treinada.

Os principais cuidados que essa pessoa deve ter com um idoso acamado são:

  • dar banho diariamente;
  • observar se há lesões no corpo;
  • secar bem todo o corpo após o banho;
  • lavar e/ou higienizar as partes íntimas após urinar ou defecar;
  • manter as unhas aparadas e limpas;
  • higienizar a boca após cada refeição;
  • manter o corpo hidratado.

Se o idoso não tiver condições de andar, é recomendado o uso de fraldas geriátricas para facilitar o processo e manter o idoso sempre limpo. É preciso ficar atento também se há incontinência urinária ou outros problemas que podem comprometer a higiene pessoal do idoso.

2 – Atenção à alimentação

Para um idoso acamado, o melhor é oferecer as refeições com ele sentado. Isso evita engasgos e facilita a digestão. Além disso, recomenda-se deitá-los apenas 40 min após o término da refeição, evitando refluxo e broncoaspiração.

Se o idoso se alimentar por sonda, a atenção deve ser ainda maior. No geral, é recomendado que o idoso coma devagar e em um local tranquilo. Especialistas recomendam também que as refeições tenham intervalos médios de 3 horas. E, a ingestão de líquidos deve ser feita, pelo menos, uma hora antes ou após as refeições.

Como o idoso acamado não pode se levantar, garanta que ele está hidratado e com o consumo adequado dos principais grupos alimentares (vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras boas). Se for necessário, consulte um nutricionista.

3 – Cuidado com as lesões por pressão

Como o idoso acamado passa muito tempo na mesma posição é preciso ter atenção à formação de escaras. Também chamadas de lesões causadas por pressão, o problema começa com um machucadinho e pode evoluir causando dores e infecções.

Os locais mais comuns são na cabeça, orelhas, costas, quadril e calcanhares. Para evitar, é necessário mudar a posição do idoso a cada duas horas, pelo menos. O mesmo vale para a roupa do idoso e também a roupa de cama. Essas devem ser trocadas pelo menos uma vez por semana. Manter a pele do idoso hidratada é outra ação que ajuda a evitar os machucados.

4 – Administração da medicação

Outra dica importante é sobre os medicamentos. Quando o idoso está acamado ele não se preocupa com os horários. Com isso, pode acabar esquecendo de tomar os remédios na hora prescrita pelo médico.

Para manter os remédios em dia, você pode contar com a ajuda da tecnologia. Monte planilhas e organize o despertador do seu celular para lembrar dos horários corretos de cada medicação. Deixe tudo em fácil acesso e, se forem muitos, mantenha-os separados e organizados para facilitar.

5 – Movimentação

Sabemos que atividades e exercícios físicos ajudam a manter a saúde em dia, mas para o idoso acamado isso pode ser um problema. Dessa forma, é preciso manter o idoso ativo. Faça movimentos para reduzir os riscos de atrofias e/ou articulações endurecidas.

Também é uma boa dica realizar movimentos que melhoram a circulação e ajudam o idoso a respirar melhor. É recomendado ainda que as atividades sejam realizadas pela manhã ou começo da tarde, assim, elas não atrapalham a hora do sono.

Conte com os cuidados especializados da Equipe Esperança e Vida!

Cuidar de um idoso acamado pode ser muito trabalhoso para a família. Por isso, muitas vezes é melhor contratar um cuidador de idosos. Se precisar de ajuda, conte com nossos profissionais.

A Equipe Esperança e Vida disponibiliza profissionais de acordo com cada necessidade. São mais de 30 anos dedicados aos cuidados de idosos. Nossos profissionais são treinados para detectar dificuldades e auxiliá-los como for preciso. Fale conosco e garanta um cuidador de idosos para lhe ajudar!