entenda mais sobre a Hipersonia Em Idosos
Publicado em 22 de junho de 2022

Hipersonia em idosos: saiba o que ela pode significar!

Os idosos merecem um descanso durante o dia. Nesse sentido, tirar um cochilo depois do almoço, por exemplo, ajuda o organismo a se recompor. Contudo, sono excessivo durante o dia não é saudável, pois pode indicar alguma doença preocupante. Essa sonolência diurna é conhecida pelos especialistas como hipersonia. Portanto, vamos ver neste artigo com a Equipe Esperança e Vida, o que é hipersonia em idosos e suas consequências para quem está na terceira idade. Confira! 

O que é Hipersonia?

A hipersonia em idosos pode ser caracterizada como um transtorno que faz o idoso dormir demais. Ou seja, quando ele deveria estar acordado, fazendo atividades enriquecedoras durante o dia, ele acaba dormindo muito. Nesse sentido, é importante citar que a hipersonia pode ser o indicador de uma doença maior. Pois, não é normal durante o dia um idoso, quando todos estão acordados e com uma maior movimentação, dormir por mais de 3 horas. Além disso, a hipoglicemia, má ventilação dos pulmões e hipotireoidismo podem agravar a qualidade do sono. Por fim é fundamental estar sempre atento aos sintomas e buscar ajuda de um profissional adequado.   

Doenças que podem causar hipersonia em idosos

Quando um indivíduo entra na terceira idade é normal a sua rotina mudar. E com isso, o nosso organismo acaba se transformando também. Em outras palavras, o indivíduo que envelhece pode acabar despertando mais cedo pela manhã e recuperar o sono a tarde. Contudo, ao ter muito sono no dia é preciso rever toda a situação. Por isso, em alguns casos é possível que essa hipersonia em idosos seja o reflexo de outra enfermidade e/ou até mesmo os remédios. Logo, elas podem ser:  

1- Medicamento 

Os idosos precisam tomar alguns remédios para tratamentos de enfermidades comuns da idade. Com isso, existem alguns que podem dar mais sonolência que outros. Como, por exemplo, os antialérgicos e os medicamentos para tratamento cardiovascular. Dessa forma, é necessário consultar o geriatra e perguntar qual remédio tem esse efeito colateral e se ele indica, ou não, trocar esse fármaco. 

2- Depressão 

A depressão é uma doença muito delicada para qualquer indivíduo. E ela acaba trazendo sintomas bem marcantes. E no geral, podemos dizer que a sonolência pode ser um sinal de depressão. Logo, ao perceber que o idoso está com muito sono durante o dia procure um médico. Por último, não deixe de conversar com seu parente e perguntar o que ele está sentindo. A depressão na terceira idade é mais comum do que imaginamos e deve ser tratada adequadamente.  

3- Demência 

A hipersonia em idosos pode ser um sintoma de demência. Em relação a esta doença, é muito importante procurar um tratamento específico para garantir uma vida saudável para o idoso. 

4- Carência nutricional

Poucos sabem, mas a perda de nutrientes devido à terceira idade pode ocasionar anemia. Dessa forma, essa enfermidade causa sonolência nos idosos e acaba prejudicando o seu bem-estar. Para que isso não ocorra, é essencial manter uma alimentação balanceada e o acompanhamento com um profissional de nutrição. 

5- Narcolepsia 

É uma doença crônica que afeta diretamente na qualidade do sono. Apesar disso, a narcolepsia  não oferece riscos à saúde do idoso. Mas, é fundamental procurar um especialista para falar sobre os melhores tratamentos para cada pessoa.

Conte com a Equipe Esperança e Vida para ajudar seu parente! 06

Nós da Equipe Esperança e vida temos uma equipe de cuidadores preparada para dar atenção ao seu familiar ou amigo! Oferecemos atendimento personalizado, profissionais altamente qualificados e preparados para lidar com a terceira idade além de mais de 30 anos de experiência no mercado. Entre em contato e garanta o melhor atendimento!