Veja os Desafios Do Envelhecimento
Publicado em 28 de abril de 2022

Saiba como lidar com os desafios do envelhecimento

Dados no IBGE nos confirmam uma tendência desde 2012: o Brasil é um país velho. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirma que há mais de 30 milhões de idosos por aqui. E esse é um dado muito importante. Mas além de vivermos mais, será que também estamos vivendo melhor? A pergunta nos faz pensar em todos os desafios do envelhecimento que chegam com a idade. Por isso, no artigo de hoje, a Equipe Esperança e Vida te dá 5 dicas para superar essas dificuldades. Continue lendo e descubra! 

5 dicas para superar os desafios do envelhecimento 

Além do nosso país estar mais velho, a expectativa é que esse número fique ainda maior, chegando a superar o quantitativo de crianças a partir de 2039. Com essa mudança de cenário, precisamos refletir sobre todos os desafios que os idosos enfrentam seja por preconceito, seja por limitação da idade. 

Para lidarmos com os desafios do envelhecimento, separamos, então, 5 dicas para manter desde a saúde mental em dia como o corpo em atividade.

1 – Mantenha uma rede de apoio familiar

Para manter relações, e principalmente laços afetivos fortes, é essencial que o idoso tenha o apoio da sua família. Sabemos que quando os filhos crescem, têm sua própria vida e suas responsabilidades. Portanto, fica mais difícil manter o contato. Mas, a verdade é que esse afastamento natural pode desencadear diversos problemas para o idoso. Depressão, ansiedade e até sensação de abandono são alguns deles, por exemplo. Reserve um tempo e aproveite para falar de lembranças e momentos de carinho que tiveram no passado. É sempre bom lembrar de bons momentos. 

2 – Cuide da interação social

Além da família, o idoso precisa e deve manter contato com seus amigos. Em todas as fases da vida é importante ter carinho de pessoas que gostamos e que nos querem bem. Mais uma vez, o objetivo aqui é fortalecer laços. O convívio social ainda incentiva a capacidade cognitiva, estimulando novas experiências e objetivos para levar a vida com muita alegria e bem-estar.

3 – Não tenha preconceito no trabalho

Você sabia que a Disney tem um programa de emprego exclusivo para pessoas com mais de 65 anos. E as vagas vão desde ajudantes de cozinha até guias que dão informações pelo parque? E um dos mais importantes desafios do envelhecimento está justamente no trabalho. Nossa sociedade não é aberta e receptiva para as pessoas com mais de 60 anos. Mas qual o motivo disso?  Se o idoso tem saúde e autonomia, ele pode trabalhar e contribuir para fazer a economia girar. Muitas vezes, eles até precisam do emprego para completar a renda da família já que a aposentadoria pode não ser suficiente. 

4 – Manter a saúde em dia

Muitas vezes os cuidados com a saúde são deixados de lado, mas é justamente na terceira idade que eles são mais necessários. Então, insira na sua rotina o acompanhamento com um médico. Além disso, é essencial realizar exames clínicos de tempos em tempos. Muitas doenças comuns  podem ser curadas se descobertas no início. 

Vale falarmos ainda da saúde mental. Devido às diversas mudanças no organismo, o idoso pode ter problemas para aceitar essa nova fase e enfrentar tudo que vem com ela. 

Para isso, é preciso manter certa periodicidade na realização de atividades físicas que trabalhem a mente. Passeios também são bem-vindos. É sempre bom conhecer novos lugares, independente da idade

5 – Prepare-se para essa fase

Para lidar com todos os desafios do envelhecimento é preciso estar preparado para quando essa fase chegar. E isso vale desde as mudanças no corpo, na disposição e com as pessoas ao seu redor. Mantenha-se informado sobre os assuntos e encontre formas de melhorar a sua qualidade de vida.  Infelizmente, a sociedade contemporânea ainda está muito longe da preparação ideal, mas que tal você começar hoje mesmo? Vamos romper paradigmas e garantir o bem-estar de todos ao nosso redor. 

Conte com a Equipe Esperança e Vida para ajudar nessa fase!

Este artigo te ajudou a entender como superar os desafios do envelhecimento? A Equipe Esperança e Vida é uma agência de cuidadores de idosos que atua em SP e no RJ. Aqui você tem profissionais atenciosos e habilitados para assistir seu familiar idoso. Entre em contatoe garanta o melhor atendimento!