Vemos indivíduos da quarta idade.
Publicado em 25 de outubro de 2021

Quarta idade: como chegar bem a essa etapa da vida?

Você sabe o que é a quarta idade? Esse termo tem sido usado para fazer referência às pessoas com mais de 80 anos. Atualmente, essa expressão se popularizou visto que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando com o passar dos anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pensando nisso, no artigo de hoje, a Equipe Esperança e Vida compartilha dicas para atingir a longevidade. Prossiga a leitura!

Afinal, o que é a quarta idade?

Em primeiro lugar, vamos compreender que fomos acostumados com o termo terceira idade quando falamos de um grupo de idosos. Porém, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, aderimos a quarta idade para nos referirmos aos idosos a partir de 80 anos. Veja como é classificado o envelhecimento segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS):

  • 45 a 59 — meia idade;
  • 60 a 74 — idoso;
  • 75 a 90 — ancião;
  • 90 anos em diante — velhice extrema.

Como chegar a quarta idade com vitalidade?

1- Check up regularmente

A primeira dica para envelhecer bem é realizar exames periódicos para prevenir ou diagnosticar antecipadamente doenças graves. Por esse motivo, jamais deixe de fazer os exames de rotina e cuidar da saúde do idoso!

2- Alimentação saudável

Para atingir o bem-estar na quarta idade esteja atento à alimentação do idoso. Em outras palavras, invista em uma dieta regrada, balanceada e nutritiva regida por nutricionistas para fortalecer a imunidade.

3- Prática de atividades físicas

A prática de exercícios físicos na quarta idade é indispensável para aumentar a disposição e fortalecer os ossos do idoso. Além disso, os benefícios das atividades físicas incluem:

  • fortalecimento de músculos e articulações;
  • acelera a circulação sanguíneo;
  • melhora a qualidade do sono;
  • diminui o risco de hipertensão;
  • e muito mais.

Como fazer para que seu familiar se adapte à quarta idade?

Reconhecimento

Em primeiro lugar, é preciso reconhecimento e aceitação que o curso da vida humana é assim para todos. Sendo assim, esse processo do envelhecimento deve ser encarado com muita tranquilidade e tolerância. Faça com que seu familiar enxergue a vida por outras lentes, seja grato por chegar até tal idade com pessoas que lhe amam por perto!

Não dispense ajuda

Após reconhecer que a quarta idade chega com alguns desafios e limitações, não rejeite ajuda de um cuidador profissional para cuidar de quem você ama. Ele estará ali para facilitar essa fase da vida. Além do auxílio nas tarefas básicas diárias, o idoso ainda terá uma companhia para que não se sinta só.

Conte com a Equipe Esperança e Vida!

Está à procura do cuidador para acompanhar seu familiar da quarta idade? Fale com nossa equipe. Somos uma agência de cuidadores do RJ com mais de 30 anos de experiência. Contamos com profissionais éticos e extremamente capacitados.

Esse conteúdo foi útil? Aproveite a visita e confira outros assuntos semelhantes no Blog da Esperança e Vida!