Vemos uma assistência profissional. Saiba como contratar cuidador de idosos!
Publicado em 26 de setembro de 2022

Vai contratar cuidador de idosos? Veja dicas para não errar!

Envelhecer faz parte da vida, mas nem sempre essa é uma fase simples. Por mais que nos esforcemos, muitas vezes não conseguimos suprir as necessidades básicas importantes para manter a qualidade de vida e o bem-estar da terceira idade. O envelhecimento pode vir acompanhado de limitações funcionais que demandam atenção e cuidados especiais. Pensando nisso, muitas famílias optam por contratar cuidador de idosos. Esses profissionais têm maiores cuidados em relação às tarefas cotidianas e no geral. Sendo assim, no artigo de hoje, a Equipe Esperança e Vida trouxe algumas dicas para você acertar na escolha de um profissional. Leia o texto e entenda!

4 dicas para não errar ao contratar cuidador de idosos

1 – Avalie as qualidades do profissional

Para trabalhar como cuidador de idosos é essencial ter formação profissional e cursos de capacitação. Mas, além disso, o profissional que desenvolve essa função deve ter outras características essenciais na sua personalidade. Para lidar com pessoas idosos, é ideal que os profissionais tenham:

  • empatia;
  • atenção;
  • discrição;
  • paciência;
  • educação;
  • boa comunicação;
  • higiene pessoal.

2 – Leve em consideração a opinião do idoso

Ao contratar cuidador de idosos, geralmente a família espera que o profissional tenha uma conexão com o assistido. Por isso, o interessado deve participar da entrevista. Se o idoso estiver em condições psíquicas, a sua opinião deve ser levada em conta. Deixe que os dois conversem e se aproximem durante a seleção.

Agora se o paciente não estiver consciente, é preciso ter ainda mais atenção. O profissional deve criar uma relação de proximidade com os parentes mais presentes na rotina do idoso. Se o paciente apresentar sinais de demência é legal ter acompanhamento de mais uma pessoa da família. 

3 – Busque referências e certificações

Lidar com os desafios do envelhecimento não é uma tarefa simples. Por isso, é muito importante que o profissional tenha conhecimento técnico para lidar com as demandas da terceira e quarta idade. A profissão de cuidador de idosos é reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações (CBO). Assim, exija as certificações da pessoa que está entrevistando. 

Outra ação importante que pode fazer a diferença é pedir referências. Converse com outros familiares de pessoas que já foram assistidas por esse profissional. Se a pessoa não tem vínculo com ele, não tem motivos para falar coisas que ele realmente não faz. Dessa forma você terá mais confiança no trabalho que será desenvolvido.

4 – Dê preferência a uma agência de cuidadores

Procurar de forma aleatória pode ser um desafio. Ao contratar cuidador de idosos por uma agência, você tem a garantia de profissionais especializados. As empresas de cuidadores são especializadas em recrutar, selecionar e treinar os melhores profissionais do mercado. Além disso, algumas empresas como a Equipe Esperança e Vida, por exemplo, ainda oferecem cursos de capacitação. Assim, é possível indicar a pessoa com o perfil mais apropriado às necessidades do seu parente idoso.

Conheça a Equipe Esperança e Vida!

Agora que você já sabe mais sobre os pontos importantes ao contratar cuidador de idosos, conte com a nossa empresa! A Equipe Esperança e Vida é uma agência de cuidador de idosos.

Nossa equipe é formada por profissionais treinados, qualificados e atenciosos. Entre suas funções estão: ministrar medicamentos, auxiliar na higiene pessoal e alimentação. Nossa preocupação é garantir o bem-estar de todos os idosos. 

Garanta a melhor assistência para seu parente. Entre em contato!