Vai contratar cuidador de idosos? Veja dicas para não errar!
Envelhecer faz parte da vida, mas nem sempre essa é uma fase simples. Por mais que nos esforcemos, muitas vezes não conseguimos suprir as necessidades básicas importantes para manter a qualidade de vida e o bem-estar da terceira idade. O envelhecimento pode vir acompanhado de limitações funcionais que demandam atenção e cuidados especiais. Pensando nisso, muitas famílias optam por contratar cuidador de idosos. Esses profissionais têm maiores cuidados em relação às tarefas cotidianas e no geral. Sendo assim, no artigo de hoje, a Equipe Esperança e Vida trouxe algumas dicas para você acertar na escolha de um profissional. Leia o texto e entenda!
4 dicas para não errar ao contratar cuidador de idosos!
1 – Avalie as qualidades do profissional
Para trabalhar como cuidador de idosos é essencial ter formação profissional e cursos de capacitação. Mas, além disso, o profissional que desenvolve essa função deve ter outras características essenciais na sua personalidade. Para lidar com pessoas idosos, é ideal que os profissionais tenham:
- empatia;
- atenção;
- discrição;
- paciência;
- educação;
- boa comunicação;
- higiene pessoal.
2 – Leve em consideração a opinião do idoso
Ao contratar cuidador de idosos, geralmente a família espera que o profissional tenha uma conexão com o assistido. Por isso, o interessado deve participar da entrevista. Se o idoso estiver em condições psíquicas, a sua opinião deve ser levada em conta. Deixe que os dois conversem e se aproximem durante a seleção.
Agora se o paciente não estiver consciente, é preciso ter ainda mais atenção. O profissional deve criar uma relação de proximidade com os parentes mais presentes na rotina do idoso. Se o paciente apresentar sinais de demência é legal ter acompanhamento de mais uma pessoa da família.
3 – Busque referências e certificações
Lidar com os desafios do envelhecimento não é uma tarefa simples. Por isso, é muito importante que o profissional tenha conhecimento técnico para lidar com as demandas da terceira e quarta idade. A profissão de cuidador de idosos é reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações (CBO). Assim, exija as certificações da pessoa que está entrevistando.
Outra ação importante que pode fazer a diferença é pedir referências. Converse com outros familiares de pessoas que já foram assistidas por esse profissional. Se a pessoa não tem vínculo com ele, não tem motivos para falar coisas que ele realmente não faz. Dessa forma você terá mais confiança no trabalho que será desenvolvido.
4 – Dê preferência a uma agência de cuidadores
Procurar de forma aleatória pode ser um desafio. Ao contratar cuidador de idosos por uma agência, você tem a garantia de profissionais especializados. As empresas de cuidadores são especializadas em recrutar, selecionar e treinar os melhores profissionais do mercado. Além disso, algumas empresas como a Equipe Esperança e Vida, por exemplo, ainda oferecem cursos de capacitação. Assim, é possível indicar a pessoa com o perfil mais apropriado às necessidades do seu parente idoso.
Conheça a Equipe Esperança e Vida!
Agora que você já sabe mais sobre os pontos importantes ao contratar cuidador de idosos, conte com a nossa empresa! A Equipe Esperança e Vida é uma agência de cuidador de idosos.
Nossa equipe é formada por profissionais treinados, qualificados e atenciosos. Entre suas funções estão: ministrar medicamentos, auxiliar na higiene pessoal e alimentação. Nossa preocupação é garantir o bem-estar de todos os idosos.
Garanta a melhor assistência para seu parente. Entre em contato!
Links Úteis: