Cuidado e segurança

Como evitar quedas em idosos? Veja algumas dicas!

Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), afirmam que 40% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano no Brasil. E o índice é ainda mais preocupante quando a cada 20 idosos que caem, um tem uma fratura ou precisa ficar internado. Pensando em melhorar a qualidade de vida da terceira e quarta idade e a evitar quedas em idosos, a Equipe Esperança e Vida preparou esse artigo. Já contamos algumas dicas para evitar quedas, mas hoje, separamos outras que vão além da rotina para evitar acidentes. Leia e siga as orientações!

6 formas de evitar quedas em idosos

1 – Mantenha uma iluminação adequada

Em primeiro lugar, quando o idoso está na sua própria casa é muito importante que os ambientes tenham uma iluminação clara. Espaços escuros podem atrapalhar a visão do idoso. E essa prática deve valer para toda a casa. Quando você está muito tempo em um ambiente claro ou escuro e muda para o oposto, o olho leva alguns segundos para se adaptar. Ou seja, a mudança brusca na iluminação pode gerar desconforto e dificuldade na visualização de móveis e objetos.

O mesmo vale para a mesinha de cabeceira. É bom deixar um abajur ou uma “luz de vigília”, do corredor, por exemplo. Assim, se o idoso precisar levantar para ir ao banheiro, ou tomar um remédio, ele não terá problemas.

2 – Área de circulação livre

Outra dica importante que ajuda a evitar quedas em idosos é manter as áreas de circulação sem objetos. Quando você tem um parente idoso em casa, precisa pensar na facilidade de movimentação entre os cômodos. Evite colocar mesas de centro, porta revistas, plantas e outros objetos de decoração nessas áreas. Uma boa dica é deixá-los nos cantos.

O mesmo vale para tapetes. Eles podem escorregar levando a uma queda. A situação pior se o idoso usar bengala. Ela pode prender nas bordas dos tapetes e prejudicar a mobilidade dos idosos.

3- Utilize barras de apoio

O banheiro é o local onde mais acontecem acidentes e quedas em idosos. Por isso, uma boa ideia é colocar barras de apoio no box e nas laterais do vaso. Se o idoso tiver autonomia de ir ao cômodo sozinho, ele não precisará de ajuda para se movimentar. Pode simplesmente se apoiar nessas barras.

O mesmo vale para corredores e escadas. Essa segunda é ainda mais essencial ter bordas e corrimãos dos dois lados. Se possível, adicione também fitas antiderrapantes nos degraus. Isso ajuda a evitar acidentes, caso o sapato esteja mais desgastado.

4- Mantenha uma rotina ativa

Alguns parentes se esquecem desse fato, mas o baixo condicionamento físico e a falta de força nos membros inferiores pode ajudar a causar quedas em idosos. Ao praticar atividades regularmente, além de melhorar a força e ganhar mais músculos, os idosos ainda têm mais equilíbrio. O pilates é uma boa opção para pessoas da terceira idade. Lembrando que a falta de exercícios pode causar ainda outros danos cognitivos, como o Parkinson.

5 – Atenção aos calçados

Algumas pessoas preferem usar sapatos macios e mais confortáveis, mas eles precisam estar em condições adequadas para não causar quedas em idosos.

Verifique periodicamente as condições do sapato e faça uma análise principalmente da sola. Quando ela começa a ficar desgastada, fica mais lisa, causando mais escorregões.

Cuidado também com o tamanho, que deve ser adequado ao pé do idoso. Sapatos largos podem causar tropeções e, consequentemente, quedas. Tenha atenção ao tipo de amortecimento. Não deve ser nem muito duro, nem muito mole. É recomendado também que os idosos usem sapatos fechados na frente e atrás para não soltar.

6 – Companhia ao sair de casa

Diferente dos pacientes acamados os que não têm limitações físicas podem e devem sair de casa. Mas, para evitar quedas em idosos, é preciso ter atenção. Ter a companhia de um cuidador de idosos, por exemplo, é uma boa recomendação. O profissional sabe agir de forma a dar autonomia, sem deixar de lado os cuidados. Além disso, caso haja algum acidente, o cuidador saberá o que fazer.

Conte com a Equipe Esperança e Vida?

A Equipe Esperança e Vida é a agência de cuidadores mais antiga em atividade no Rio de Janeiro. São mais de 30 anos de mercado ajudando famílias no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nossa equipe está pronta para lhe ajudar. Oferecemos atendimento próximo, cuidadoso, personalizado e humanizado. Sabemos das dificuldades que abordam a chegada da terceira e quarta idade e queremos proporcionar mais qualidade de vida aos idosos e a todas as famílias.

Com equipe própria e qualificada você não precisa se preocupar com custos extras e cursos profissionalizantes. Selecionamos o profissional de acordo com o perfil e necessidade de cada cliente. Assim, a família pode continuar com suas atividades normais do dia a dia, sabendo que o seu familiar está sendo cuidado por uma equipe que desempenha suas funções com excelência. Entre em contato e solicite um orçamento!

Compartilhe

Artigos recentes

Alerta vermelho: não ignore os primeiros sintomas do Alzheimer!

Sabia que é possível avaliar os primeiros sintomas do Alzheimer antes que a doença progrida?…

1 semana atrás

Que dicas de estética podem ajudar com a autoestima do idoso?

O envelhecimento não precisa ser motivo de baixa autoestima. Confira dicas de estética para o…

4 semanas atrás

Vitaminas para idosos: quais as mais importantes?

No envelhecimento o corpo perde mais nutrientes. Nós contamos quais as vitaminas para idosos são…

3 meses atrás

Quais os benefícios da natação para idosos? Confira!

Atividades físicas fazem bem à saúde e são essenciais na terceira idade. Nós contamos alguns…

3 meses atrás

Atividades de Carnaval para idosos: veja as dicas da Equipe Esperança!

Garanta alegria e segurança: veja 4 ideias de atividades de Carnaval para idosos e os…

4 meses atrás

Quantidade de água para idosos: veja a ideal e o que pode influenciar

A hidratação é muito importante para o corpo humano. A Equipe Esperança e Vida fala…

4 meses atrás