Verdades e mitos sobre a gripe: das causas à vacina!
A influenza, também conhecida como gripe, é uma doença comum. Mas, com a disseminação de tanta informação falsa na internet é preciso ficar atento com o que é e o que não é verdade. Você sabe o que causa a gripe? E quais são os sintomas? Gripe é a mesma coisa que resfriado? E quanto à vacinação. Para esclarecer as principais dúvidas acerca da doença, a Equipe Esperança e Vida trouxe no artigo, as verdades e mitos sobre a gripe. Leia e entenda de uma vez por todas!
Verdades e mitos sobre a gripe
Gripe é a mesma coisa que resfriado
MITO! Em primeiro lugar, temos que ter em mente que a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus da Influenza. Ela pode ser mais ou menos grave. Já o resfriado também é uma infecção respiratória, mas existem diversos tipos de vírus que podem desencadear o problema como o Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza, por exemplo. Além disso, uma diferença grande é o tempo de duração de cada doença. A gripe dura em média 10 dias. O resfriado não passa de 4 dias.
A gripe causa febre
VERDADE! A febre alta é a principal característica da gripe. Outros sintomas comuns da doença são: tosse, coriza, dores intensas no corpo e sensação de cansaço extremo.
A vacinação não tem efeitos comprovados
MITO! Um dos grandes mitos sobre a gripe é quanto à vacinação. Está comprovado que a vacina protege sim contra a gripe. E, além disso, pessoas vacinadas, principalmente idosos, têm menos chances de desenvolver pneumonias. Com a vacina, a contaminação tende a ser mais branda, com sintomas mais leves e baixo risco de internações. Lembrando que como a vacina é composta por vírus inativados, é super segura.
O frio causa gripe
MITO! Muitas pessoas acham que isso acontece, mas a verdade é que o frio causa apenas um ambiente favorável para a gripe. Isso acontece porque há tendência de aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Ou seja, a proliferação do vírus da gripe acontece mais facilmente.
Tomar banho e pegar “friagem” faz pegar gripe
MITO! Essa é uma coisa que ouvimos sempre das pessoas mais idosas, mas é um dos mitos sobre a gripe. Ações como abrir a geladeira após tomar banho, tomar sorvete ou até andar descalço não causam gripe. O causador da gripe é um vírus e para contrair, precisa ter contato com ele.
Álcool em gel elimina o vírus
VERDADE! O vírus da gripe, assim como o da COVID-19 tem uma carapaça que não resiste ao álcool. Por isso, sempre que chegar da rua, higienize as mãos com água e sabão, ou use álcool em gel.
Beber água ajuda no combate à gripe
VERDADE! Quando o organismo está hidratado, é mais difícil acontecer a irritação e ressecamento das mucosas. Isso também previne o risco de desidratação, que costuma ser associado à febre.
Vitamina C previne a gripe
MITO! Esse é um dos mitos sobre a gripe mais polêmicos que tem. Mas, a verdade é que não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia da vitamina C no combate à gripe. Ela apenas ajuda a fortalecer o sistema imune que tem mais forças para combater a doença. Mas, isso depende de uma série de outros fatores como manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. A melhor e mais segura maneira de proteção ainda é com a vacinação.
A influenza pode causar a morte
VERDADE! Mesmo sendo uma doença leve, ela pode causar a morte. Isso acontece porque o vírus Influenza desenvolve mutações com facilidade. Dessa forma, pode causar complicações sérias como a evolução para pneumonia e complicações respiratórias prejudicando os pulmões. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula 1 bilhão de pessoas infectadas pelo vírus por ano. E, estima que haja até 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas ao vírus da gripe.
A importância da vacina nos grupos de risco e a conscientização da população
Como dissemos anteriormente, a vacina é a forma mais eficaz de evitar e/ou diminuir os problemas causados pelo vírus da Influenza. Mas, esse fato é ainda mais importante para os idosos. Isso porque com o passar dos anos, o sistema imune vai perdendo a capacidade de proteção total do organismo. Dessa forma, quando vírus e bactérias entram no corpo,ele não têm barreiras suficientes para combater a doença.
É muito importante também conscientizar a população sobre a importância de manter a regularidade da vacina. Isso ajuda a diminuir a probabilidade de contrair enfermidades como a gripe, por exemplo.
As vacinas são feitas com os antígenos (substâncias estranhas que estimulam o sistema imunológico a produzir os anticorpos). Quando uma pessoa recebe a dose da vacina, o sistema imunológico produz anticorpos e gera uma resposta imunológica. Dessa forma, se acontecer o contato direto com o vírus, o corpo já vai ter os anticorpos necessários para combatê-lo, sem gerar os sintomas da doença ou gerando esses sintomas de maneira branda. Lembre-se de checar o calendário de imunização e proteger seu familiar contra as principais doenças da terceira idade.
A Equipe Esperança e Vida protege os idosos!
Agora que você já sabe mais dos mitos sobre a gripe, conte com a Equipe Esperança e Vida para lhe ajudar a cuidar da saúde dos idosos. Sendo a agência de cuidadores mais antiga do Rio de Janeiro, temos profissionais altamente capacitados para cuidar de todas as necessidades dos idosos.
São mais de 30 anos dedicados ao cuidado e bem-estar geral dos idosos. Oferecemos um atendimento de forma personalizada e humanizada. Nossos cuidadores estão alerta quanto às datas de vacinação.
Precisa de um cuidador dedicado e experiente? Entre em contato agora mesmo. Ajudamos os familiares a manterem suas atividades normais do dia a dia, sabendo que o seu familiar está sendo cuidado por uma equipe que desempenha suas funções com excelência.