Veja Jogos Para Idosos
Publicado em 30 de maio de 2022

Saiba 6 dicas de jogos para idosos que exercitam a memória!

Atividade física são muito importante, mas exercitar o raciocínio e a memória é tão importante quanto exercícios físicos para os idosos. Com isso existem alguns exercícios que ajudam nessa questão, por exemplo, jogos de tabuleiro, digitais, cartas, etc. Vamos ver com a Equipe Esperança e Vida 6 dicas muito legais de jogos para idosos e além de ser um momento divertido para passar o tempo também ajuda na saúde do idoso. Confira a seguir as dicas!

A saúde e os jogos para idosos

Vários veículos de saúde falam da importância de jogos estimulantes para terceira idade. A  constante prática de jogos para idosos ajuda a prevenir algumas doenças como, por exemplo, o Alzheimer. Além disso agregam muito na parte do entretenimento na rotina do idoso já que ajudam a distrair com atividades bem interessantes e desafiadoras. Falando em rotina, diversos idosos acabam tendo dificuldades em fazer atividade do lar com o passar do tempo. Infelizmente essa questão pode prejudicar a saúde mental deles. Portanto, o jogo é um forte aliado para combater esse desgaste emocional. Eles se sentem desafiados a resolver um problema abordado no jogo e gratos pela interação social que se pode gerar. Agora vamos saber alguns jogos para idosos bem interessantes para melhorar a saúde e rotina.

1- Xadrez 

Xadrez é um jogo clássico que não tem erro. Em escolas o xadrez tem grande relevância. Ele proporciona para os jogadores o pensamento estratégico em jogadas decisivas visto que, potencializa o raciocínio lógico mediante a problemas que podem aparecer durante a partida. Além disso, ajuda na concentração e possibilita uma forte interação entre os jogadores. 

2- Quebra-cabeças

Desenvolve habilidades de memória, noção do espaço, formas e tomadas de decisões. É bem simples e muito importante para exercitar a mente. O legal é começar com um quebra-cabeça de poucas peças e ir aumentando gradativamente para sempre desafiar o idoso com novas imagens.   

3- Cara a cara 

Também conhecido como “Quem é você?”, esse jogo tem o propósito de no final descobrir qual  avatar o outro jogador é. Mas, ao longo do jogo várias perguntas são lançadas e é necessário lembrar delas para  conseguir adivinhar o resultado no final da competição. Além de divertido e engraçado, ajuda bastante na interação social e memória. 

4- Sudoku

A matemática está nesse jogo! É preciso pensar nas estratégias para colocar o número certo no local certo na tabela. Parece complicado, mas é um jogo muito estimulante e ajuda demais a memória visual.    

5- Palavras-cruzada

Nesse jogo, sem dúvidas, o idoso irá aprender algum assunto de conhecimentos gerais que não sabia. Aprender algo novo durante o dia é muito gratificante desde “Qual é a capital do Canadá?” até “Quem inventou o avião?”. Além disso, o interessante é que esse jogo é super acessível. Ele ainda pode ser jogado a qualquer momento do dia, com o intuito de  estimular a memória.

6- Bingo

O Bingo é super conhecido, mas poucos sabem que ele possui excelentes vantagens ao ser jogado. Algumas delas são:  aprimora a atenção, estimula coordenação motora, melhora a agilidade e ajuda no desenvolvimento de pensar rápido.  

Gostou dessas dicas de  jogos para idosos? Conheça a Equipe esperança e vida!

O principal objetivo desse artigo é mostrar como os jogos são importantes para a rotina dos idosos e como o cuidado com eles é fundamental também. 

A Equipe Esperança e Vida é uma empresa de cuidador de idosos do RJ e SP. Contamos com profissionais treinados, qualificados e atenciosos e estão sempre disponíveis para auxiliar os idosos em qualquer questão. 

Nossa equipe oferece o auxílio com medicamentos, auxílio em exercícios de memorização, ajuda na alimentação, bem como outras atividades. Nossa preocupação é garantir o bem-estar do mais velho. Conosco, você assegura a melhor assistência para seu parente. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento