Equipe Esperança e Vida

O que é inclusão digital? Veja como adaptar os idosos à tecnologia

Você já parou para pensar nas dificuldades que os idosos enfrentam ao lidar com a tecnologia? Pessoas com mais de 60 anos, muitas vezes, enfrentam um grande desafio para se adaptar aos avanços tecnológicos. Mas, a inclusão digital é uma forma de ajudar a terceira idade a ter mais autonomia e até mesmo diversão na internet. No artigo, a Equipe Esperança e Vida trouxe algumas dicas para enfrentar essas dificuldades. A ideia é trazer informações de forma amigável e ajudar a compreender melhor essa realidade. Confira!

O que é inclusão digital?

Inclusão digital é um processo que visa garantir o acesso e a participação social da população em meios digitais. Ela engloba a disseminação de novas tecnologias, a capacitação e o desenvolvimento de competências para o uso de dispositivos eletrônicos e da internet, ajudando a reduzir as desigualdades sociais e à promoção da cidadania digital. Mas, a inclusão digital pode ser um grande desafio para os idosos. 

Com o avanço tecnológico constante, muitas tarefas do cotidiano hoje em dia dependem do uso de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores. No entanto, os idosos cresceram em uma época em que a tecnologia não era tão proeminente. Portanto, eles podem ter dificuldade em entender como usar os dispositivos eletrônicos, navegar na internet e usar aplicativos.

Além disso, com o envelhecimento, é comum que a visão dos idosos fique mais prejudicada. Isso pode dificultar ainda mais a leitura de textos pequenos na tela, o manuseio de dispositivos com botões pequenos e a compreensão de interfaces complexas.

Outros problemas comuns que atrapalham a inclusão digital são: 

  • medo de cometer erros – idosos têm medo de fazer algo errado ao utilizar a tecnologia e acabar causando problemas, gerando ainda mais insegurança e resistência a esses dispositivos;
  • barreira da linguagem – muitas tecnologias utilizam uma linguagem específica, cheia de termos técnicos e jargões, que podem ser difíceis para os idosos compreenderem; 
  • falta de recursos – para ajudar os idosos a superar essas dificuldades, é importante oferecer treinamentos e suporte adequados e nem sempre os familiares têm tempo e/ou paciência para desempenhar essa função;
  • falta de conhecimento técnico – cada dispositivo pode ter uma funcionalidade diferente de outra que pode causar estranheza para quem não nasceu na geração Z, aqueles que hoje têm até 23 anos.

6 dicas de inclusão digital para idosos

1- Ofereça treinamento

Ofereça sessões de treinamento especificamente adaptadas para idosos, com foco em conhecimentos básicos de informática. Ajude-os a entender sobre navegação na Internet, como usar e-mail e plataformas de mídia social. Estas sessões devem ser interativas e conduzidas num ritmo confortável para os idosos.

2- Simplifique a tecnologia

Tente deixar a interface do usuário de dispositivos e software mais simples. Isso ajuda a torná-los mais acessíveis e intuitivos para os idosos. Ajude a colocar fontes maiores, usar linguagem simples e forneça também instruções passo a passo.

3- Incentive a continuar com outras pessoas da mesma idade

Para melhorar a inclusão digital, crie um ambiente de apoio onde os idosos possam aprender e explorar a tecnologia juntos. Incentivar os idosos que já se sentem confortáveis ​​com a tecnologia a partilharem os seus conhecimentos e experiências com os seus pares. Além de ajudar os idosos a entrar em um mundo mais tecnológico, você também pode promover a interação social e evitar problemas como a depressão

4- Utilize centros comunitários e bibliotecas

Uma boa dica é promover programas de alfabetização e inclusão digital em centros comunitários, bibliotecas e locais de encontros para idosos. Estas instituições podem fornecer acesso a computadores e conectividade à Internet, bem como oferecer orientação e apoio aos idosos na sua jornada digital.

5- Forneça suporte contínuo

Ofereça suporte técnico contínuo aos idosos à medida que eles continuam a usar a tecnologia. Isto pode assumir a forma de uma linha de apoio, materiais instrucionais de fácil acesso ou workshops regulares para responder a quaisquer questões ou desafios que possam enfrentar.

Fale com a Equipe Esperança e Vida!

Agora que você já sabe o que é inclusão digital e como ajudar os idosos a se adaptarem melhor aos avanços tecnológicos, conte com a Equipe Esperança e Vida. 

Nossa empresa pode ajudar com os desafios do processo de envelhecimento. Disponibilizamos cuidadores de idosos atenciosos e que contribuem para manter a saúde integral e o bem-estar de quem você ama.

Entre em contato com nossa equipe e conheça todos os nossos serviços!

Compartilhe

Artigos recentes

Alerta vermelho: não ignore os primeiros sintomas do Alzheimer!

Sabia que é possível avaliar os primeiros sintomas do Alzheimer antes que a doença progrida?…

1 semana atrás

Que dicas de estética podem ajudar com a autoestima do idoso?

O envelhecimento não precisa ser motivo de baixa autoestima. Confira dicas de estética para o…

4 semanas atrás

Vitaminas para idosos: quais as mais importantes?

No envelhecimento o corpo perde mais nutrientes. Nós contamos quais as vitaminas para idosos são…

3 meses atrás

Quais os benefícios da natação para idosos? Confira!

Atividades físicas fazem bem à saúde e são essenciais na terceira idade. Nós contamos alguns…

3 meses atrás

Atividades de Carnaval para idosos: veja as dicas da Equipe Esperança!

Garanta alegria e segurança: veja 4 ideias de atividades de Carnaval para idosos e os…

4 meses atrás

Quantidade de água para idosos: veja a ideal e o que pode influenciar

A hidratação é muito importante para o corpo humano. A Equipe Esperança e Vida fala…

4 meses atrás