Saúde e bem-estar

Saúde do cérebro: dicas de alimentos e hábitos que ajudam a cuidar

Cuidar da saúde do cérebro é de extrema importância, pois esse é o órgão central do sistema nervoso. É ele que desempenha um papel crítico em todas as funções corporais e mentais. Ou seja, cuidar da saúde cerebral ajuda a manter o funcionamento adequado de todo o corpo. A principal razão é para melhorar a função cognitiva. Manter o cérebro saudável ajuda a preservar capacidades como memória, aprendizado, raciocínio, atenção e até a tomada de decisões. Para ajudar a promover melhorias na qualidade de vida e no desempenho intelectual, a Equipe Esperança e Vida trouxe mais sobre o assunto no artigo de hoje. Acompanhe a leitura, veja formas e até alimentos que ajudam a cuidar da saúde do cérebro!

5 dicas para manter a saúde do cérebro em dia

1- Faça exercícios físicos

A prática regular de uma atividade física pode melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Essa ação estimula a produção de substâncias químicas benéficas para a função cerebral. Exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e dança, são especialmente benéficos. Uma boa dica para os idosos é procurar atividades de baixo impacto para proteger as articulações e evitar a fadiga muscular. Lembrando que antes de começar qualquer atividade é essencial consultar um médico e fazer exames para avaliar as condições gerais de saúde.

2- Desafie o cérebro

Quando falamos de saúde do cérebro temos que ter em mente que ele também precisa ser estimulado e treinado. É muito importante manter o cérebro ativo com atividades que o estimulem mentalmente, como leitura, jogos de palavras, quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e aprendizado de novas habilidades ou idiomas, por exemplo. O desafio mental pode promover a neuroplasticidade, melhorando as conexões neurais.

3- Descanse de forma adequada

Assim como todo o corpo, o cérebro também precisa de tempo para se recuperar e consolidar as informações. Dessa forma, é essencial que, principalmente os idosos, tenham um sono de qualidade.

A quantidade de horas é relativa à rotina e condições de saúde em geral. Mas, em média uma pessoa com mais de 60 anos precisa de 6 a 8 horas por dia para manter o bom funcionamento cerebral.

4- Gerencie o estresse e evite hábitos prejudiciais

Um dos pontos que merecem mais atenção para manter a saúde do cérebro e saber gerenciar o estresse do dia a dia. Mesmo na terceira idade, podem haver conflitos na família e até nas relações interpessoais que atrapalham no relaxamento. Com isso, o estresse crônico pode ter um impacto negativo no cérebro acelerando ainda a sua degeneração. Técnicas como meditação, ioga ou exercícios de respiração podem ajudar a reduzir o estresse diário. Além disso, é bom evitar o consumo de álcool, tabagismo e de outras drogas. 

5- Alimentação balanceada

Por fim, não podemos deixar de lado o cuidado com a alimentação. A capacidade de absorção de nutriente pode diminuir com a idade. Isso faz com que pessoas da terceira e quarta idades precisem de mais vitaminas e nutrientes. Muitas vezes, é comum os médicos receitarem suplementação.

Mas, no geral, uma dieta rica em nutrientes, com ênfase em alimentos como frutas, legumes, grãos integrais, peixes ricos em ômega-3, nozes e sementes é uma boa escolha para manter a saúde do cérebro em dia. Esses alimentos fornecem vitaminas e antioxidantes que são benéficos e afastam ou retardam o aparecimento de doenças como o Alzheimer e outros tipos de demência.

Alimentos que ajudam a cuidar da saúde do cérebro

  • cúrcuma, cominho e especiarias no geral – esses alimentos têm propriedades antioxidantes que ajudam a diminuir os sintomas da ansiedade e protegendo a região do cérebro que desempenha um papel importante no sistema límbico
  • abacate – as gorduras boas desse alimento ajudam a tratar sintomas da depressão;
  • chocolate amargo – ótima fonte de ferro e ainda ajuda a proteger os neurônios auxiliando no controle da síntese de substâncias químicas que influenciam no humor;
  • alimentos fermentados como iogurte natural e kombucha – são fontes de bactérias vivas boas que ajudam a regular a microbiota intestinal e melhorar o humor;
  • nozes – são ricas em ácidos graxos ômega-3 capazes de melhorar a memória;
  • vegetais de folhas verde escuro como couve e espinafre – contêm vitamina E, carotenóides e flavonóides, nutrientes que protegem contra a demência e o declínio cognitivo.

A Equipe Esperança e Vida cuida da saúde em geral

Agora que sabe algumas formas de cuidar da saúde do cérebro, conheça a Equipe Esperança e Vida. Somos uma empresa especializada em cuidados de idosos. Atuamos no RJ e em SP e estamos no mercado desde 1991.

Nossos profissionais são treinados para oferecer o melhor atendimento para cada necessidade específica sem deixar de lado o respeito e a dignidade dos idosos. Entre em contato, saiba como funcionam nossos serviços e solicite um orçamento!

Compartilhe

Artigos recentes

Alerta vermelho: não ignore os primeiros sintomas do Alzheimer!

Sabia que é possível avaliar os primeiros sintomas do Alzheimer antes que a doença progrida?…

1 semana atrás

Que dicas de estética podem ajudar com a autoestima do idoso?

O envelhecimento não precisa ser motivo de baixa autoestima. Confira dicas de estética para o…

4 semanas atrás

Vitaminas para idosos: quais as mais importantes?

No envelhecimento o corpo perde mais nutrientes. Nós contamos quais as vitaminas para idosos são…

3 meses atrás

Quais os benefícios da natação para idosos? Confira!

Atividades físicas fazem bem à saúde e são essenciais na terceira idade. Nós contamos alguns…

3 meses atrás

Atividades de Carnaval para idosos: veja as dicas da Equipe Esperança!

Garanta alegria e segurança: veja 4 ideias de atividades de Carnaval para idosos e os…

4 meses atrás

Quantidade de água para idosos: veja a ideal e o que pode influenciar

A hidratação é muito importante para o corpo humano. A Equipe Esperança e Vida fala…

4 meses atrás