homem de óculos sentado pensando nos problemas de visão em idosos
Publicado em 04 de maio de 2021

Problemas de visão em idosos: entenda quais são as causas e como cuidar!

É comum que ao envelhecer surjam problemas de visão em idosos. Isso também ocorre com outros tipos de doença. Ao chegar na terceira idade, o indivíduo se torna mais frágil. Dessa forma, para lhe ajudar a cuidar deles, a Equipe Esperança e Vida preparou este artigo. Quer saber o que causa os problemas de visão em idosos? Nós explicamos. Boa leitura!

Causas dos problemas de visão em idosos

Existem várias doenças e problemas de visão em idosos. Entre elas estão:

  • catarata;
  • glaucoma;
  • vista cansada;
  • síndrome do olho seco;
  • degeneração macular;
  • retinopatia diabética;
  • descolamento da retina
  • entre outras.

Então, é preciso que o cuidador ou responsável pelo indivíduo da terceira idade entenda quais são as causas dos problemas de visão em idosos. Dessa forma, ele pode evitá-las. Entenda quais são elas abaixo!

Deixar de ir no oftalmologista

Essa é a principal causa do surgimento e evolução dos problemas de visão em idosos. Alguns deles, mesmo com sintomas de alguma doença ocular, não vão ao oftalmologista. Dessa forma, os problemas não são percebidos previamente e evoluem para doenças, que podem ser graves. Essa visita ao médico é essencial e deve ser recorrente.

O envelhecimento

A chegada da terceira idade em si é uma das principais causas de problemas de visão em idosos. Isso porque ela deixa o indivíduo mais fraco, bem como seus sistemas. Alguns dos problemas causados pelo envelhecimento são:

  • músculos que permitem fechar os olhos perdem a força;
  • afinamento da conjuntiva;
  • degeneração do cristalino;
  • vista cansada.

Raios solares e luz ultravioleta

A exposição à luz ultravioleta e aos raios solares são os causadores de algumas disfunções nos olhos dos mais velhos. Alguns desses problemas são:

  • amarelamento;
  • dilatação da pupila debilitada;
  • Degeneração Macular (DMRI).

Diabetes

Uma das grandes causadoras de problemas oculares é a diabetes. Causada principalmente pela ingestão em excesso de açúcares, ela deve ser controlada. De outro modo, a doença irá causar intercorrências como a retinopatia diabética, o que pode evoluir para a cegueira.

Hipertensão

Essa doença é geralmente a causa de um dos problemas de visão mais comum em idosos: o glaucoma. Além desse, também causa outros problemas de visão.

A condição da hipertensão surge, geralmente, pelo consumo de sal em excesso e entre outros hábitos que causam o aumento da pressão arterial.

Enoftalmo

Enoftalmo é um distúrbio que ocorre na região ocular. Ele consiste no afundamento do globo ocular. A deformação ocorre pelo acúmulo de gordura na região em volta da órbita. Além de esse já ser considerado um problema visual, ele ainda pode causar o bloqueio da visão periférica. Dessa forma, dificulta que o indivíduo enxergue o que está ao redor dele. Isso pode impedir uma vida independente.

Catarata

Citada anteriormente como um problema de visão em idosos, essa também é a causa de outras disfunções oculares. A catarata é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos em 2020.

Outros fatores

Existem mais fatores que causam problemas e a perda de visão em idosos. Dessa forma, torna-se importante citá-los também. Eles são:

  • fumar;
  • ingerir álcool;
  • ingestão elevada de gorduras;
  • predisposição genética.

Evitá-los é importante para prevenir a cegueira na terceira idade.

Como cuidar dos problemas de visão em idosos

1- Usar óculos solares

Uma das formas de cuidar e evitar problemas de visão em idosos é usar óculos solares. Como visto anteriormente, uma das principais causas de disfunções oculares são os raios solares. Dessa forma, os óculos protetores tornam-se perfeitos aliados, tanto no tratamento quanto na prevenção dessas doenças.

Atenção: foque em qualidade e certifique-se que o óculos tem proteção contra os raios UVA e UVB.

2- Cirurgia de pálpebra

Essa é uma das maneiras mais comentadas de melhorar a qualidade de vida do idoso. Como já citado, os músculos do idoso ficam mais fracos, além de flácidos. Sendo assim, a cirurgia de pálpebra, nessas ocasiões, é recomendada. Nela, a parte em excesso é retirada. Desse jeito, melhora a qualidade da visão do indivíduo.

3- Fazer revisão frequentemente

Outra entre as principais formas de prevenção e cuidado com problemas de visão é visitar o oftalmologista de forma frequente. Não precisa ser muitas vezes por ano. Porém, o recomendado é que o indivíduo seja consultado a cada ano. Dessa forma, evita que problemas graves surjam de forma inesperada. Além disso, tem a chance de curar e tratar uma doença ocular de forma precoce. Isso garante uma qualidade de visão maior ao idoso.

4 – Contrate um cuidador de idosos

O cuidador de idosos é um indivíduo responsável por muitas funções. Entre elas:

  • ministrar medicação;
  • estimular e interagir com o paciente;
  • verificar e controlar os sinais vitais;
  • entre outras.

Dessa forma, o cuidador acaba por passar grande parte do tempo com o indivíduo da terceira idade. Ou seja, o profissional passa a conhecer o jeito do indivíduo e, consequentemente, nota mudanças como o surgimento de problemas de visão. Assim, a companhia do cuidador pode ser de grande benefício para a saúde e qualidade de vida do idoso.

Chame a Equipe Esperança e Vida!

Nossa equipe possui os melhores cuidadores de idosos. Nossos funcionários são habilitados, carinhosos e possuem experiência. Além disso, são treinados de forma eficiente no Curso para Cuidadores de Idosos. Quer contratar a nossa equipe? Entre em contato! Nosso atendimento ao cliente funciona de segunda a domingo, de 9h às 17h. Ligue para (21) 99152-0496.

Gostou do conteúdo deste artigo? No blog da Equipe Esperança e Vida você encontra mais como este. Veja algumas sugestões: