Saúde e bem-estar

Idoso obeso: entenda os riscos para a saúde

A obesidade é uma doença que atinge pessoas de todas as idades. Mas, quando falamos em terceira idade, a preocupação fica ainda maior. O problema pode desencadear outras doenças associadas. Dados da Agência Brasil estimam que mais da metade da população do país (57,25% em 2021), já está obesa. Depois da pandemia esse número está em constante crescimento, o que nos mostra um sinal de alerta. Para tratar a doença e cuidar da saúde dos idosos em geral, a Equipe Esperança e Vida preparou esse artigo. Nele, contamos quais são os riscos do idoso obeso e algumas dicas para evitar o problema. Acompanhe a leitura e cuide da sua saúde!

Quais os riscos do idoso obeso

Em primeiro lugar, temos que entender o que é a doença. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo. Ela é classificada em graus de acordo com o número do IMC (índice de massa corporal – que é o seu peso dividido pela sua altura ao quadrado): 

  • grau I: IMC entre 30 e 34,9; 
  • grau II: IMC entre 35 e 39,9;
  • grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.  

Além disso, a preocupação é que de acordo com os dados do IBGE, a população com mais de 65 anos vem se destacando com sobrepeso e obesidade. 

Depois disso, é preciso ter em mente que além da obesidade ser considerada uma doença, ela aumenta ainda mais as chances do aparecimento de outros problemas como diabetes e hipertensão, por exemplo. Outros riscos associados ao idoso obeso são:

  • perda de equilíbrio (os pés não aguentam o peso do corpo);
  • artrite e/ou artrose;
  • pressão alta; 
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • infarto;
  • gota;
  • insuficiência renal;
  • apneia do sono;
  • isolamento social (podendo chegar em casos graves de ansiedade e depressão). 

Idoso obeso e câncer: qual a relação

Além de todos os riscos já citados, a obesidade na terceira idade também pode aumentar as chances do desenvolvimento de câncer. Estudiosos da USP afirmaram que existem quatorze tipos de câncer associados à obesidade. Os mais comuns são: câncer de mama, corpo do útero e cólon (nas mulheres); câncer de cólon, de próstata e fígado (nos homens).

Dicas para prevenir a obesidade na terceira idade

1 – Manter uma alimentação balanceada

A primeira recomendação é sempre ter cuidado com a alimentação. E essa é uma orientação que deve vir de berço. Crianças “gordinhas” se tornam idosos obesos. Não precisa ser inflexível e só comer alimentos ultra saudáveis. Mas, para manter a saúde e o peso em dia é preciso incluir na sua rotina uma quantidade maior de frutas, vegetais e folhas. Se você seguir orientações de especialistas, nada impede que desfrute de um hambúrguer ou um bolo em dias aleatórios e esporádicos. 

2 – Praticar atividades físicas

Escolher praticar atividades vai muito além do que queimar calorias. Os exercícios ajudam a promover a saúde em geral. Eles auxiliam no bom funcionamento dos órgãos. Além disso, ao praticar um esporte você ainda pode reduzir o estresse, melhorar o humor e diminuir o risco de doenças cardiovasculares. A yoga, por exemplo, é uma boa pedida. Ela ajuda ainda no fortalecimento dos ossos e dá mais flexibilidade para o corpo. Lembre-se de sempre procurar um médico para liberação de uma nova atividade. O idoso obeso não deve começar sozinho, pois essa ação pode ter efeito contrário e resultar em lesões.

3 – Fazer visitas regulares ao médico com exames preventivos

Depois dos 40 anos já é indicada a realização de exames preventivos regularmente. Algumas doenças são mais propensas ao aparecimento com o avanço da idade. Para a população idosa, acima dos 65 anos, é essencial fazer o acompanhamento com um médico para avaliar os principais índices como glicemia, colesterol e aferição da pressão, por exemplo. Outro ponto importante é fazer a realização de exames preventivos e de rastreio de doenças mais comuns da idade como o câncer, por exemplo. Converse com o seu médico, fale do seu histórico médico e cuide da sua saúde. 

Cuidados necessários com o idoso obeso acamado

Caso o idoso esteja acamado, o cuidado precisa ser redobrado. A alimentação deve ser muito bem controlada. Pessoas nessa condição são mais suscetíveis a problemas respiratórios e doenças do coração. Com a falta ou dificuldade de movimentação, é preciso ficar de olho ainda em problemas como escaras (feridas que abrem na pele por causa do excesso de contato da pele com a cama). Esses idosos precisam de atenção, principalmente com a higiene e o controle dos medicamentos prescritos.

Conte com a Equipe Esperança e Vida!

Quer ajuda de profissionais para ajudar a prevenir a obesidade em idosos? Conheça a Equipe Esperança e Vida! Somos uma empresa especializada em administração de cuidadores de idosos.

Temos atendimento personalizado e profissionais altamente qualificados para lidar com a terceira idade. Já somamos mais de 30 anos de experiência no mercado. Acesse o nosso blog e leia dicas sobre cuidados com idosos.

Fale com a nossa equipe e contrate um cuidador.

Compartilhe

Artigos recentes

Alerta vermelho: não ignore os primeiros sintomas do Alzheimer!

Sabia que é possível avaliar os primeiros sintomas do Alzheimer antes que a doença progrida?…

3 semanas atrás

Que dicas de estética podem ajudar com a autoestima do idoso?

O envelhecimento não precisa ser motivo de baixa autoestima. Confira dicas de estética para o…

1 mês atrás

Vitaminas para idosos: quais as mais importantes?

No envelhecimento o corpo perde mais nutrientes. Nós contamos quais as vitaminas para idosos são…

4 meses atrás

Quais os benefícios da natação para idosos? Confira!

Atividades físicas fazem bem à saúde e são essenciais na terceira idade. Nós contamos alguns…

4 meses atrás

Atividades de Carnaval para idosos: veja as dicas da Equipe Esperança!

Garanta alegria e segurança: veja 4 ideias de atividades de Carnaval para idosos e os…

4 meses atrás

Quantidade de água para idosos: veja a ideal e o que pode influenciar

A hidratação é muito importante para o corpo humano. A Equipe Esperança e Vida fala…

4 meses atrás