benefícios da Yoga Para Idosos
Publicado em 22 de junho de 2022

Quais as vantagens da yoga para idosos?

Praticar exercícios físicos é muito significativo para quem está na terceira idade. Dessa forma, a atividade ajuda na memória e também na coordenação motora do idoso. Podemos dizer que a yoga está super em alta quando o assunto é atividade física. E a procura pelo tema aumentou consideravelmente no Google. Além disso, um ponto positivo é que a yoga para os idosos  é super acessível. Por fim, confira neste artigo com a Equipe Esperança e Vida, os benefícios da yoga para idosos. Boa leitura!

O que é yoga? 

A yoga é uma prática que ajuda o emocional e o físico de um indivíduo. Essa atividade é composta por uma série de posições que precisam ser realizadas durante uma aula. Nesse sentido, a prática dos exercícios ajuda e muito o bem-estar e a memória de um idoso. Pois, ele precisa gravar os nomes das posições e como elas são executadas. Quanto mais informação, melhor: a yoga para idosos é possível e oferece várias vantagens para uma vida saudável.

As vantagens da yoga para a terceira idade!  

Procurar uma atividade física para os idosos é um momento de pesquisa. Os exercícios são sempre os mesmos como, por exemplo, pilates, hidroginástica e natação. Agora você já pode colocar a yoga na sua lista e o mais interessante é que qualquer idoso pode fazer o exercício em casa. É importante ser mencionado que para um idoso fazer yoga em casa ele precisa ser monitorado por uma parente ou cuidador. Os principais benefícios da yoga para idosos são: 

1 – Ajuda a combater o estresse e ansiedade 

Como a yoga é uma meditação em movimento, ela auxilia na respiração promovendo um sentimento de alívio. O exercício muito comum na yoga é o treinamento da respiração, uma etapa muito simples, mas transformadora para quem tem ansiedade e estresse. 

Nesse sentido, a respiração relaxa o corpo, diminui a pressão arterial e também a produção do hormônio que causa o estresse. Além disso, ainda eleva a produção do hormônio do prazer e felicidade. Portanto, acaba diminuindo os níveis de ansiedade no idoso. O que é ótimo para quem está precisando relaxar.  

2 – Ajuda no fortalecimento dos ossos 

A prática da yoga para idosos favorece as articulações e coordenação motora auxiliando como uma prevenção a futuras quedas. Por fim, a yoga é vantajosa para quem tem osteoporose, pois ela fortalece os músculos e ossos diminuindo o risco de fraturas, principalmente na terceira idade.  

3 – Melhora a memória 

Praticar a yoga melhora as capacidades cognitivas, como a concentração e memória. Dessa forma, os especialistas estão indicando cada vez mais a yoga para idosos. À medida que envelhecemos, precisamos de atividades para promover ainda mais o nosso bem-estar. 

4 – Mais flexibilidade para o corpo

Ao envelhecer, vamos perdendo a flexibilidade. Com isso, as aulas de yoga também ajudam os idosos a desenvolverem gradualmente a flexibilidade. As aulas têm muito alongamento, o que ajuda a elasticidade, melhora a  sustentação e postura do corpo.  

Conheça a Equipe Esperança e Vida!

Quer ajuda de profissionais para o dia a dia do idoso? Conheça a Equipe Esperança e Vida! Uma empresa especializada em administração de cuidadores de idosos. Além do nosso atendimento personalizado, temos mais de 30 anos de experiência no mercado. 

Saiba como funciona nosso serviço.  Para informações, entre em contato com a nossa equipe!