Causas Da Surdez Em Idosos
Publicado em 23 de fevereiro de 2022

Presbiacusia: apresentamos 5 causas da surdez em idosos!

Assim como a perda de visão, a baixa audição também é comum no envelhecimento. Indivíduos mais velhos costumam se queixar desses problemas. Mas, você sabia que a idade não é o único fator que faz surgir essa questão? Neste artigo, a Equipe Esperança e Vida mostra algumas das principais causas da surdez em idosos. Curioso? Confira o conteúdo a seguir!

5 causas da surdez em idosos

A presbiacusia é comum em pessoas da terceira e da quarta idade. Acontece que o envelhecimento pode causar a perda de audição e até mesmo a surdez. Ou seja, da mesma forma que outros sistemas têm seu funcionamento reduzido ao longo do tempo. A hereditariedade, bem como a exposição a ruídos intensos, com os anos, podem ser fatores agravantes.

No entanto, existem outros fatores, além da idade, que podem deixar o ouvido vulnerável e acelerar o processo da perda de audição. Abaixo, nós apresentamos as principais causas da surdez em idosos, além do envelhecimento. Confira!

1- Fatores genéticos

Entre as causas da surdez em idosos, podemos citar os componentes genéticos. Algumas partes do DNA podem fazer com que a perda auditiva seja acelerada. Assim, contribui para a presbiacusia, que nesse caso também pode ser chamada surdez hereditária

2- Infecções e inflamações

É comum que alguns indivíduos sofram inflamação no ouvido. Ela pode surgir pela falta de cuidados ou tratamentos mal-sucedidos. Dessa forma, geram consequências, como a perda auditiva leve ou a surdez completa da pessoa. Entre as principais infecções, podemos citar:

 

  • Cocleíte viral;
  • Meningite.

 

3- Algumas doenças

Além do fator genético e das inflamações no ouvido, algumas doenças também podem gerar a surdez na velhice. Diabetes e hipertensão, por exemplo, são algumas que pré-dispõem o idoso a sofrer com a perda de audição degenerativa. Isso porque, se não forem bem controladas, elas podem acelerar a morte de algumas células auditivas na terceira idade. Assim, para evitar, o ideal é controlar a alimentação, tomar os remédios de forma adequada e ir em médicos de forma frequente. 

4- Uso de substâncias tóxicas para o ouvido

Sabia que algumas substâncias que ingerimos ou entramos em contato também podem ser causas da surdez em idosos? Acontece que algumas delas podem ser tóxicas para o ouvido e gerar a perda auditiva. Alguns antibióticos, em altas doses, acarretam nesse problema. Outros medicamentos, como quimioterápicos, aspirina e anti-inflamatórios também podem gerar essa consequência. Porém, não são apenas remédios que causam a surdez. O tabaco também entra na lista de substâncias tóxicas. 

5- Traumas

Por fim, a última das causas que iremos citar é o trauma auricular. Machucados e feridas no ouvido podem, também, ser culpados pela perda auditiva ou surdez total no mais velho. Lesionar a parte interna do ouvido com cotonete, entre outros itens, pode acarretar nessa conclusão. 

Saiba como a Equipe Esperança e Vida pode ajudar!

Achou este artigo sobre as causas da surdez em idosos útil? A Equipe Esperança e Vida pode te ajudar ainda mais! Somos uma agência de cuidadores de idosos que atua em São Paulo e no Rio de Janeiro que conta com os melhores profissionais. Garantimos atendimento humanizado, atencioso e qualificado. O trabalho do profissional consiste em assistir o idoso no que for preciso, entre suas funções ministrar medicamentos, auxiliar na higiene e alimentação. Além disso, deve ficar atento a sinais de doenças comuns no envelhecimento para evitar sua evolução, como a presbiacusia. O profissional ajuda a manter a saúde e o bem-estar do mais velho. 

Precisa de um cuidador de idosos que atenda no RJ ou em SP? Fale já conosco! Ligue para (21) 99152-0496 ou entre em contato via Whatsapp e garanta o melhor atendimento ao seu parente amado!