Infecção urinária em idosos: o que é e como tratar?
A infecção urinária acontece quando há a passagem de bactérias ou fungos para a bexiga, rins, ureteres ou uretra. Apesar de acontecer em qualquer idade, infelizmente, é uma doença comum entre os idosos, principalmente em mulheres. Isso ocorre porque a imunidade do idoso cai com o tempo. Caso a pessoa da terceira idade esteja acamada ou faça uso de fraldas, aumenta a propensão à doença. Nesse caso, o motivo é a dificuldade de higienização e o tempo prolongado com a fralda. Por isso, para evitar infecção urinária em idosos, é importante manter uma boa higiene do local e trocar a fralda, caso use, com frequência, higienizando a cada troca. Agora que você sabe o que é infecção urinária em idosos, entenda os sintomas e tratamento!
Quais são os sintomas?
Quando falamos de idosos, os sintomas de infecção urinária não são os comuns. Por esse motivo pode ser difícil diagnosticar. Entre os sintomas de infecção urinária em idosos estão:
- confusão mental;
- delírio;
- alterações comportamentais;
- fraqueza;
- diminuição do apetite;
- sonolência.
Os sinais mais comuns também podem aparecer, mas não se deve esperar por eles em idosos. Entre eles estão: ardência ao urinar, dor pélvica, alteração no odor e cor da urina, pouco volume urinário, febre e aumento da frequência urinária. É importante ficar atento a qualquer alteração física ou comportamental no idoso e levá-lo ao médico para diagnóstico e tratamento.
Como tratar infecção urinária em idosos?
O principal tratamento de infecção urinária em idosos é pelo uso de medicamentos antibióticos e analgésicos. A administração pode ser realizada via oral ou via intravenosa.
Vale frisar que apenas o médico pode indicar a melhor medicação e o tempo e forma de uso. O tratamento por conta própria pode piorar o quadro.
Além dos medicamentos, devemos falar sobre a água. Por mais que o idoso não sinta sede, é importante dar água com frequência. Afinal, o centro de cede do idoso não funciona como antes. Quando ele fica com sede quer dizer que está com um nível alto de desidratação. Para evitar piora no quadro de infecção urinária, é importante mantê-lo hidratado.
Conte com a ajuda da Equipe Esperança e Vida!
Precisa de ajuda para cuidar de um idoso com infecção urinária? Conte com os cuidadores de idosos da Equipe Esperança e Vida! Nossa equipe passa por um rigoroso processo seletivo e tem mais de dois de anos de experiência na área. Entre em contato!