dicas de passeios para idosos
Publicado em 27 de março de 2023

Passeios para idosos em SP: Onde ir?

A expectativa de vida no Brasil já passa dos 80 anos, de acordo com dados do IBGE de 2019. E foi-se o tempo em que a terceira idade era sinônimo de atividades calmas e paradas como crochê ou jogo de cartas na praça. Hoje em dia, os avanços da medicina e melhor consciência sobre a saúde, no geral, fazem os idosos envelhecerem de forma saudável. Consequentemente, eles ficam também mais ativos. Pensando nisso, a Equipe Esperança e Vida separou algumas dicas de passeios para idosos em São Paulo. A cidade com maior número de pessoas do Brasil tem muito a oferecer para a terceira idade. Confira!

6 dicas de passeios para idosos em São Paulo!

1 – Mirante do SESC 

Para começar essa lista de passeios para idosos em São Paulo, o SESC tem um visual bem legal. No seu terraço, localizado no 17º andar, você pode sentar para comer um lanche bem gostoso e observar a paulista de ponta a ponta. Além disso, ainda existem outras atividades como pilates, curso de pintura e artes. 

A entrada no mirante é gratuita e basta agendar pelo site. Abrem novas vagas a cada 30 minutos com novas possibilidades de horários. O ambiente é bem tranquilo e tem elevador que leva até o último andar e rampas de acesso. Uma dica valiosa é ir no período da manhã (que tem um clima mais agradável) e durante a semana (que fica mais vazio). 

2 – MASP

Localizado bem no meio da Paulista, o Museu de Arte de São Paulo é parada obrigatória para todas as idades. Ele é um cartão postal da cidade e atrai muitos turistas. Nos corredores você encontra muitas obras de arte e um ar que mistura modernidade e tradição ao mesmo tempo. As exposições mudam de tempos em tempos e sempre tem uma coisa legal para visitar.  Esse é outro entre os passeios para idosos que recomendamos fazer nos dias de semana. Aproveite às terças-feiras que a entrada é de graça. 

3 – Casa das Rosas

Ainda na região da Avenida Paulista, temos a Casa das Rosas. O local é um museu e centro cultural dedicado à arte da poesia e da literatura. Logo na entrada você já pode ver lindas rosas e um jardim muito bem cuidado. Além disso, também tem um casarão datado de 1935. Um dos últimos da avenida. 

Antigamente, a casa era lar da família do arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por importantes obras arquitetônicas da cidade, como o Theatro Municipal e o Mercado Municipal. Os idosos podem passear e sentar para descansar em banquinhos charmosos em meio a natureza. É ótimo para ir com os netos e fazer várias fotos em família. 

4 – Japan House

Outro passeio que é cheio de história e bom para o bolso. Com entrada gratuita, a Japan House fica bem em frente à Casa das Rosas. O espaço é todo acessível, com rampas e elevadores para quem tem dificuldade de locomoção. O primeiro andar abriga exposições sobre o país oriental. É um ambiente inovador que mistura as tradições milenares do Japão, com a tecnologia de ponto. Atenção especial para os banheiros super amplos e com privadas eletrônicas. É uma ótima atividade para passear e cuidar da saúde mental do idoso

Já no segundo andar, você encontra um espaço dedicado à tecnologia que eles aplicam nos corredores paraolímpicos. Durante a visita você tem uma aula sobre como as próteses são feitas, além de ter um espaço instagramável bem legal. É uma ótima dica para curtir em família e levar os pequenos para interagir com os idosos.  

5 – Itaú Cultural

Criado em 1987, o Itaú Cultural é um dos passeios para idosos mais legais que tem. O espaço é totalmente acessível e tem como objetivo incentivar, promover e pesquisar linguagens artísticas e eventos culturais. No primeiro andar sempre tem uma exposição interativa. Há pouco tempo era possível ter a sensação de tocar instrumentos musicais sem tocar em nada, apenas com movimentos. 

É um passeio dinâmico, divertido, gratuito e que rende ótimas fotos. O local abriga ainda uma exposição permanente sobre pássaros brasileiros. Mesmo que tenha elevador, se for possível, vá pela escada e admire as ilustrações mais lindas e coloridas. Ela foi inaugurada em 2014 e conta, ainda, a história do nosso país por meio de obras de arte, documentos, livros e moedas. Confira a programação completa pelo site.

6 – Memorial da América Latina 

E por último, mas não menos importante, temos o único entre os passeios para idosos em São Paulo que não fica na região da Paulista. Com um espaço de 78 mil m² de área construída, o Memorial da América Latina tem amplo espaço ao ar livre, além de belas construções. Ele foi criado para ser um local de integração e informação dos países latino- americanos. Lá, é possível entender mais sobre as raízes e culturas de países como México, Equador, Colômbia e Chile. 

O local abriga ainda a sede do Parlamento Latino-Americano – Parlatino, que foi projetado por Oscar Niemeyer. É um local bem agradável para os idosos e toda sua família. E até pessoas que precisam de cadeira de rodas têm bastante liberdade entre os corredores. O endereço é bem próximo do terminal rodoviário da Barra Funda e a entrada também é gratuita.

Equipe Esperança e Vida cuida da saúde dos idosos

A Equipe Esperança e Vida possui mais de 30 anos de atuação no mercado em cuidados para idosos em SP e no RJ. Nossa equipe oferece todo cuidado com idosos para deixar você e sua família mais tranquila. Entre em contato e solicite um orçamento