Socialização de idosos. Saiba como organizar um bailinho da terceira idade!
Publicado em 31 de janeiro de 2023

Bailinho da terceira idade: a importância da socialização entre idosos

Envelhecer é um processo natural, mas muitas pessoas têm dificuldade quando essa fase chega. É comum vermos idosos solitários e que afastam outras pessoas. Porém, é muito importante manter a interação social, para manter o bem-estar e boa saúde mental. E, com o Carnaval batendo na porta, está aberta a temporada de bailes e festas. Então, pensando nisso, a Equipe Esperança e Vida separou algumas dicas para preparar um bailinho da terceira idade bem animado. Confira nossas dicas e promova a socialização!

Dicas para fazer um bailinho da terceira idade

1 – Cuidado com o espaço

Para começar a pensar em um bailinho da terceira idade, é preciso ter um espaço apropriado. Disponibilize uma área com amplo espaço. Lembre-se de ter atenção com móveis que podem atrapalhar a circulação de pessoas. Além disso, é preciso ter atenção às necessidades. Muitos idosos preferem ficar em cadeiras de rodas, mas nem por isso, devem ficar de fora da diversão. Invista em um espaço acessível e garanta a segurança de todos os convidados.

Uma boa dica é colocar mesas de comidas e até de enfeites que sejam fixas no chão. Isso evita que elas saiam do lugar e um idoso acabe escorregando causando acidentes. Não coloque nenhum móvel com rodas. De preferência, coloque os móveis de apoio encostados nas paredes. O mesmo vale para tapetes. Evit-os para não ter escorregões.

2 – Convide outros idosos

A depressão é uma doença que vem crescendo muito entre pessoas acima dos 60 anos de idade, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE). A fase do envelhecimento vem com muitos desafios a serem vencidos. Além disso, existem mudanças na rotina e por causa disso, alguns idosos acabam afastando outras pessoas do convívio diário.

A fim de evitar o isolamento social, o bailinho da terceira idade pode ter outros idosos para interagir.

O relacionamento com outras pessoas é essencial para manter a alegria e o bem-estar. Se você optar por promover um bailinho, convide outras pessoas e misture as faixas etárias. Crianças adoram participar. Você pode incentivar o uso de fantasias ou adereços para brincar com os pequenos e passar um dia com muita animação e diversão.

3 – Músicas apropriadas

O carnaval é uma época colorida, alegre e composta pelo ritmo. Assim, as marchinhas de carnaval são indispensáveis. E quando falamos em músicas dessa época, algumas marcaram décadas e fazem a alegria de todas as idades.

Para ter um bailinho da terceira idade animado, não deixe de separar uma playlist de acordo com a ocasião. Algumas dicas para adicionar são:

  • Abre Alas. “Ô abre alas, que eu quero passar!” …
  • Marcha do Cordão do Bola Preta. “Quem não chora na mama…”
  • Mamãe eu Quero. “Mamãe eu quero, mamãe eu quero… …
  • Me dá um dinheiro aí. ““Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!”
  • Aurora. “Ôôôô, Aurora… …
  • Cachaça. “Você pensa que cachaça é água? …
  • Turma do Funil. “Chegou, a turma do funil!”

4 – Tenha alguém para monitorar

Seja em um espaço na sua casa ou em um salão de festas, por exemplo, é sempre importante ter alguém para monitorar e ajudar caso haja alguma necessidade. Dessa forma, é legal ter cuidadores de idosos à disposição.

Ao contratar cuidador de idosos de uma agência, você tem a garantia de profissionais especializados. Nós, da Equipe Esperança e Vida, recrutamos e treinamos os melhores profissionais do mercado. Assim, podemos indicar a pessoa com o perfil mais apropriado às necessidades dos idosos.

Conheça a Equipe Esperança e Vida!

Agora que você já sabe como montar um bailinho da terceira idade, conte com a Equipe Esperança e Vida para lhe ajudar nos cuidados.

Somos uma empresa especializada em administração de cuidadores de idosos. Além do nosso atendimento personalizado, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como funciona nosso serviço!