Saiba os sintomas da diabetes tipo 1 e 2
Uma das doenças mais comuns em idosos é a diabetes. Além disso, é a quarta maior causadora de mortes no Brasil. Vivemos uma crescente da população brasileira anciã e com pretensão de a cada ano crescer mais. Isso se deve ao aumento da expectativa de vida no país. Portanto, devemos ter as atenções redobradas diante de um enfermo dessa seriedade. Sendo assim, a Equipe Esperança e Vida preparou um artigo com os sintomas da diabetes tipo 1 e 2. De modo que você saiba diferenciar seus sinais. Confira!
Antes de falarmos dos sintomas da diabetes tipo 1 e 2, vamos entendê-la de maneira geral.
O que é diabetes?
A diabetes é uma doença que pode ser causada por mau hábito alimentar ou hereditariamente. Ela ocorre devido à ausência de insulina no sangue, hormônio com função de levar glicose para as células.
Como pessoas com essa doença não produzem insulina suficiente para levar o açúcar para as células do corpo, há uma diminuição na energia. Devido à escassez desse hormônio, a glicose não penetra as células. Sem ela, o quadro de excesso de açúcar aparece.
Agora que sabemos o que é, vamos aos sintomas da diabetes tipo 1 e 2, respectivamente.
Sintomas da diabetes tipo 1 e 2
Diabetes tipo 1
A diabetes desse tipo é mais comum em crianças e adolescentes. Nesse gênero da doença, o pâncreas não consegue mais produzir insulina para o organismo.
Sendo assim, não consegue usar o açúcar para produzir energia. Ela está geralmente ligada a fatores genéticos e autoimunes. Por exemplo, quando as suas células atacam seu pâncreas, responsável pela geração da insulina.
Os sintomas aparecem quando o pâncreas está muito danificado e são:
- sede excessiva;
- aumento da fome;
- significativa perda de peso;
- visão ruim;
- dor abdominal;
- vômito;
- urina frequente;
- cansaço;
- coceira em vários locais do corpo;
- alteração de humor;
- suor frio.
Diabetes tipo 2
Por outro lado, a diabetes tipo 2 é uma doença crônica, causada pela resistência do organismo à insulina e o aumento de açúcar. Com isso, reproduzindo sintomas já conhecidos, como aumento da sede e perda de peso sem motivo.
Vale ressaltar que esse tipo de diabetes é mais comum na terceira idade. Principalmente depois dos 40 anos. Diferente da tipo 1, a pessoa desenvolve a doença por uma vida nada saudável e sem atividades físicas.
Os sintomas da diabetes tipo 2 não são detectados facilmente, mas vamos conhecê-los:
- formigamento nas mãos e pés;
- visão turva;
- dificuldade na cicatrização;
- infecções frequentes;
- aumento da sede;
- boca seca;
- cansaço;
- urina frequente.
A Equipe Esperança e Vida pode ser sua solução!
Gostou do nosso artigo sobre sintomas da diabetes tipo 1 e 2 ou tem algum idoso da família passando por isso? Conte com a Equipe Esperança e Vida! Somos uma agência de cuidador de idosos do RJ e SP, que preza pela saúde de nossos pacientes. Nossa equipe está preparada para cuidar de quem você mais ama.
Entre em contato e faça parte do nosso time!
Continue lendo temas relacionados à terceira idade em nosso blog!