Alerta: por que dores na coluna da pessoa idosa são comuns?
As dores na coluna da pessoa idosa são uma das principais queixas entre indivíduos da terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 18,5% da população adulta do Brasil são acometidos por doenças crônicas da coluna. Dessa porcentagem, cerca de 28,9% pertencem aos idosos. Ou seja, eles realmente são quem mais sofrem com as dores intensas na coluna. Você está passando por isso? Leia este artigo para saber quais são as causas do problema, como prevenir lesões e impedir complicações.
O que causa dores na coluna da pessoa idosa?
1- Envelhecimento do corpo
O processo natural de envelhecimento do corpo é o primeiro motivo que causa dores na coluna da pessoa idosa. Ele altera o funcionamento e a estrutura dos tecidos, bem como modifica as células. Nesse sentido, a coluna vertebral é uma das estruturas mais afetadas. Alterações fisiológicas, como a diminuição da massa óssea, também contribuem para o desconforto.
2- Osteoporose
A osteoporose provoca dores agudas (duração de 2 a 3 semanas) e crônicas (duração de meses a anos) na coluna. A doença provoca um enfraquecimento progressivo dos ossos, podendo causar múltiplas fraturas e microfraturas. Consequentemente, os idosos podem perder altura, ter uma postura corporal encurvada e corcundas.
3- Lombalgia
A lombalgia é uma condição que afeta as regiões torácica (baixa), lombar e sacral, causando dores na coluna da pessoa idosa. Muitos fatores causam a lombalgia, como artrose, doenças reumáticas, hérnias de disco, má postura, sobrecarga mecânica e fraqueza muscular. Eles se agravam ainda mais quando associados ao quadro de envelhecimento.
4- Osteoartrite
Indivíduos com osteoartrite são mais propensos a sofrerem com dores na coluna da pessoa idosa. Esta é causada pelo desgaste do tecido de proteção nas extremidades dos ossos (cartilagem). Como consequência, surgem as dores nas articulações da região lombar, mãos, pescoço, joelhos e quadris.
5- Lesões e patologias
Idosos que sofreram alguma lesão na vida adulta ou apresentaram alguma patologia podem aumentar as queixas de dor na coluna. Os problemas degenerativos comuns na idade mais avançada podem agravar o desconforto futuramente.
Como se prevenir?
Agora que você sabe o que causam as dores na coluna da pessoa idosa, veja como se prevenir deste mal:
- pratique atividades físicas durante 30 minutos diários;
- evite fumar e abusar no consumo de álcool e refrigerantes;
- mantenha a postura ao dormir, levantar, elevar peso e nas atividades diárias;
- realize uma densitometria óssea e calcule a resistência dos ossos;
- tome sol pelo menos 20 minutos por dia;
- consuma alimentos ricos em cálcio, como laticínios, frutas, legumes, folhas verdes e grãos.
Nós podemos cuidar de você!
Está sofrendo com dores na coluna e precisa de um profissional para te auxiliar nas tarefas do dia a dia? Conte com a especialização dos cuidadores de idosos da nossa agência de home care! Nós da Equipe Esperança e Vida contamos com profissionais habilitados e dedicados em cuidar de idosos e enfermos em suas residências. Oferecemos escalas conforme a sua necessidade. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!
Acompanhe o Blog da Equipe! Lá você encontra artigos especiais que podem te ajudar em vários aspectos. Veja:
- Sintomas do Alzheimer: aprenda a identificá-los e tratar a doença
- Alimentação do idoso: confira 8 cuidados para mantê-la balanceada!
- 6 dicas de como escolher cuidador de idosos atencioso