perda auditiva em idosos
Publicado em 15 de abril de 2021

Você sabe lidar com a perda auditiva de um idoso? Veja algumas dicas!

Lidar com a perda auditiva de um idoso pode ser complicado. Ele pode ser relutante, tanto para entender e reconhecer que tem um problema quanto para ir atrás do tratamento. Por isso, pode ser preciso alguma ajuda. Dessa maneira, nós da Equipe Esperança e Vida separamos algumas dicas para você. Continue lendo e veja como lidar com a perda auditiva do idoso!

Dicas de como lidar com a perda auditiva do idoso!

1- Tente fazê-lo entender a condição dele

Tenha uma conversa com o idoso de forma amigável e amorosa. Ele precisa entender a condição em que se encontra. Tente expor e explicar a ele os problemas e dificuldades que estão sendo enfrentadas. Você pode dar exemplos de situações em que precisou repetir o que disse, por exemplo. Assim, ele entenderá que tem algo de errado.

2- Tenha paciência e seja compreensivo

A conversa acima precisa acontecer, como dito, de forma tranquila. Durante a conversa, e todo o processo de convencimento sobre o problema dele, você precisa ser compreensivo. Isso é muito importante para que ele aceite algum tipo de tratamento.

3- Mostre que você quer o melhor para ele

O melhor para um idoso com perda auditiva, bem como qualquer problema, é mostrar que você está do lado dele. Demonstre a sua preocupação com a saúde dele e que apenas deseja seu bem. Mostre como ele é importante para você.

4- Motive-o a ir ao médico

Uma das etapas mais importantes é essa. Faça-o entender que ele precisa ir ao médico. Por mais que seja possível constatar que há uma perda auditiva, é importante ir ao médico. Apenas o profissional saberá qual realmente é o problema, a causa, a gravidade e quais os possíveis tratamentos. Lembre-se que a orientação médica é essencial para tomar as decisões certas e evitar a piora da disfunção.

5- Incentive o tratamento da disfunção

Incentive o tratamento! Ele é essencial para que o problema não seja agravado ou se torne permanente. Com intervenção do médico, a perda auditiva pode, inclusive, retroceder. Caso contrário, o idoso tende a sofrer consequências, como: cansaço mental, angústia, tristeza e sentimento de solidão. Por isso, é importante que você convença-o a ir em uma consulta e seguir as recomendações médicas.

Quais são as causas da perda auditiva?

Além de entender o que fazer, é interessante que você saiba quais são as causas da perda auditiva. Assim, você irá entender e evitá-las, diminuindo a chance de agravamento do problema. Veja as causas:

Os problemas citados acima podem ser descobertos a partir de relatos do paciente. Em outros casos, as doenças são constatadas depois de algum tempo, bem como seus sintomas. Isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles a falta de um cuidador profissional. Ele consegue acompanhar o idoso de perto, assim ouve suas queixas e ajuda na identificação de problemas não óbvios. Isso pode, por exemplo, evitar a perda de audição de um idoso.

Conte com profissionais carinhosos!

A Equipe Esperança e Vida conta com profissionais dedicados, habilidosos, cuidadosos e carinhosos. Possuem as melhores qualidades para cuidar de idosos! Além disso, também são treinados para lidar com diversas situações como a perda auditiva de um idoso.

Nossa equipe sabe lidar da melhor maneira com quem está sendo assistido. Os contratados pela Equipe Esperança e Vida têm paciência e são compreensivos. Quer contratar o melhor serviço do ramo? Conte conosco! Entre em contato! Tire dúvidas ou solicite um orçamento.

Gostou deste conteúdo? Nós temos outros artigos com temas relacionados aos cuidados com idosos. Quer saber mais? Entre em nosso blog! Veja também algumas sugestões abaixo: