Pele do idoso precisando de cuidados
Publicado em 12 de fevereiro de 2021

Como cuidar da pele do idoso? Veja como mantê-la protegida!

O envelhecimento faz com que haja perda da hidratação, oleosidade e elasticidade da pele do idoso. Além de alterar o efeito estético, essas mudanças tornam o maior órgão do corpo mais frágil e sujeito a ferimentos e infecções. Não é incomum também o idoso sentir coceiras.

Sendo assim, é de extrema importância que os familiares e/ou cuidador adotem alguns cuidados diários para manter a pele do paciente sempre protegida. Neste artigo, nós da Equipe Esperança e Vida apresentamos algumas dicas valiosas. Confira!

4 cuidados para manter a pele do idoso saudável e pro

1. Banho

A água quente aumenta o ressecamento da pele do idoso e pode causar queimaduras. Portanto, o ideal é optar por banhos menos quentes e pôr o chuveiro em temperatura morna. Além disso, diminua o tempo de exposição à água com banhos mais curtos.

2. Sabonete

O sabonete usado para higiene do idoso deve ser neutro. Evite produtos aromatizados — eles podem causar alergias e outras agressões à pele delicada. O sabonete deve ser passado gentilmente pelo corpo, sem pressão e esfregão. Suspenda o uso de esponjas e esfoliantes!

3. Hidratação

Após o banho, é preciso adotar uma rotina de hidratação da pele. Recomendamos o uso de cremes hidratantes que não contenham fragrâncias na sua composição. Como os poros estão mais abertos, a penetração do hidratante será mais profunda.

Geralmente, os hidratantes possuem propriedades benéficas à pele do idoso:

  • emolientes: aumentam a camada de gordura da pele;
  • umectantes: melhoram a quantidade de água disponível;
  • oclusivas: diminuem a evaporação da água.

O médico dermatologista poderá orientar o melhor hidratante para cada caso.

Além disso, é importante se atentar à hidratação do corpo. É recomendada a ingestão de 2,5 litros de água por dia. Isso garante o bom funcionamento do organismo e ajuda a hidratar a pele.

4. Exposição solar

O controle da exposição ao sol deve ser feito desde muito cedo, mas é um cuidado ainda maior com os idosos. Afinal, o risco de câncer de pele aumenta com a idade mais avançada. Por isso, os cuidados envolvem a escolha de um bom protetor solar e de reaplicação diversas vezes ao dia.

Mesmo que os idosos estejam em um local protegido do sol, o uso do protetor solar é indispensável. A luz artificial também pode prejudicar a pele do idoso. Fique atento!

Nós cuidamos de quem você mais ama!

Ainda tem dúvidas sobre os cuidados especiais com a pele do idoso? Não se preocupe, nós da Equipe Esperança e Vida podemos te ajudar! Somos uma empresa especializada em cuidados com idosos e enfermos em suas residências. Estamos há mais de 29 anos cuidando de quem você mais ama com todo zelo e carinho!

Nossos cuidadores de idosos estão prontos para lhe prestar o melhor serviço do mercado. Entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas atividades!

Gostou deste artigo? No Blog da Equipe você encontra outros conteúdos semelhantes a este. Lá, já falamos sobre como melhorar a circulação sanguínea em idoso, exercícios que ajudam na respiração do idoso e muito mais. Confira!