idosos que superaram o coronavírus
Publicado em 02 de abril de 2021

Saiba como proceder com idosos que superaram o coronavírus!

Tanto no Brasil, como em outros países do mundo, a população idosa foi a mais atingida pela Pandemia. Com muita batalha, alguns deles conseguiram superar. Apesar disso, as pessoas que foram diagnosticadas com a doença ainda mantêm sequelas mesmo depois do período de tratamento. Mesmo que o vírus não esteja mais no corpo, é preciso manter cuidado. Por isso, nós fizemos este artigo. Aqui, iremos te mostrar como você deve proceder com idosos que superaram o coronavírus. Continue lendo para saber mais!

Sequelas e fatores de contaminação do coronavírus

É importante ter atenção e ser muito cauteloso quanto a saúde dos mais velhos. Com relação aos idosos que superaram o coronavírus, por exemplo, não há como ignorar que a infecção aconteceu. Isso porque, independentemente do sucesso do tratamento, o vírus ainda deixa sequelas nas pessoas. É preciso, então, identificá-las e tratá-las de maneira devida.

Quais são as sequelas?

Entre as sequelas mais comuns deixadas naqueles que superaram a Covid-19, podemos citar:

  • tosse seca;
  • febre;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • fraqueza muscular;
  • perda de olfato e paladar.

Além desses, alguns sintomas mais sérios também podem perdurar por mais tempo. São eles:

  • problemas cardíacos;
  • disfunções pulmonares;
  • adversidades neurológicas;
  • inflamação muscular, entre outros.

Tratamentos

Existem alguns tratamentos que são indicados para as sequelas deixadas pela doença, como:

  • repouso;
  • fisioterapia;
  • psicoterapia;
  • medicamentos específicos, entre outros.

Cada tratamento é proposto para um sintoma em específico. É preciso que o paciente se consulte com um médico. Esse, por sua vez, irá prescrever o tratamento ideal para o estado do enfermo.

Fatores que aumentam o risco de contaminação

No caso do vírus SARS-CoV-2, os idosos são a parcela da população mais suscetível à doença. Isso acontece porque a gravidade da infecção pode aumentar conforme a idade. Além disso, outros fatores podem ampliar o risco de contaminação e letalidade para eles, como:

Dessa forma, existem algumas precauções que ainda precisam ser tomadas pelos idosos que superaram o coronavírus. Ser cauteloso é essencial para que se mantenham bem e com saúde.

Cuidados com idosos que superaram o coronavírus

1- Manter o isolamento social

Um dos cuidados mais importantes é continuar no isolamento social. O idoso precisa manter-se em casa ainda que já tenha entrado em contato com o vírus. É imprescindível que ele se preserve.

A recomendação é essa porque o idoso tem contato com apenas uma variante do vírus quando contaminado. É fundamental destacar, neste sentido, que, em função das sequelas da infecção, ele tende a ficar com o sistema imunológico enfraquecido. Por essa razão, a permanência do isolamento social é imprescindível para evitar casos de reinfecção pelo vírus.

2- Seguir as recomendações médicas

Mais um entre os principais cuidados para idosos que superaram o coronavírus é seguir as recomendações médicas.

Quando o idoso se infecta com o vírus causador da Covid-19, torna-se vulnerável, pois a doença prejudica o funcionamento do sistema imunológico. Dessa forma, o torna suscetível a contrair outras enfermidades.

Alguns pacientes precisam de tratamentos como fisioterapia, remédios e repouso, além de manter acompanhamento médico. Dessa forma, seguir as recomendações médicas é a melhor escolha. Afinal, contribui para recuperação mais rápida.

3- Contar com uma companhia

Outra parte importante durante a recuperação é manter contato com alguém. Seja por chamada de vídeo, mensagem ou pessoalmente (de forma segura), é importante que o idoso possa contar com uma companhia. Poder conversar sobre o período em que vivemos, bem como outros assuntos, lhe fará bem. Algumas opções são:

  • conversar com amigos e familiares;
  • manter contato com um psicólogo de forma frequente;
  • contratar um cuidador de idosos, entre outros.

4- Recorrer a um cuidador de idosos!

Essa é uma das melhores dicas! Cuidar de um idoso sozinho pode ser complicado. Contar com ajuda pode te facilitar, além de ser positivo para a saúde do paciente.

Os cuidadores de idosos são treinados para ministrar remédios, cuidar da alimentação, higiene, segurança, conforto e bem-estar.

Por essa razão, podem se tornar essenciais para os casos de idosos que superaram o coronavírus. Esses profissionais têm experiência para entender, saber como reagir ao idoso e como cuidar dele. São cuidadosos, responsáveis e prezam sempre pela saúde do paciente.

Saiba escolher uma empresa de cuidador de idosos e obtenha o melhor serviço para a sua pessoa amada!

Contrate a Equipe Esperança e Vida!

Precisando de um Cuidador de Idosos no RJ? A Equipe Esperança e Vida é a empresa ideal! Nós escolhemos apenas cuidadores que são responsáveis, cuidadosos e carinhosos para nossa equipe.

Conheça mais sobre nosso trabalho no site da Equipe Esperança e Vida! Gostou? Contrate um profissional habilitado e experiente! Fale conosco!

Você também pode entrar em contato pelos números:

  • (21) 2573-7412
  • (21) 2573-5110
  • (21) 99152-0496