idosos com Doença ELA
Publicado em 24 de abril de 2023

Doença ELA: como o home care pode ajudar?

O nome pode não ser muito comum, mas a Esclerose Lateral Amiotrófica ficou mais conhecida como a doença do Stephen Hawking. Também chamada de Doença ELA, ela ataca e paralisa progressivamente os músculos do corpo. Mesmo sendo uma doença neurodegenerativa, ela não afeta as funções cognitivas. Ainda assim, um paciente que desenvolve o problema precisa de muita ajuda. No artigo de hoje, a  Equipe Esperança e Vida veio esclarecer mais sobre a patologia e ainda sobre como o tratamento home care pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de idosos acometidos. Leia e entenda! 

O que é a Doença ELA

A Esclerose Lateral Amiotrófica é provocada pela degeneração progressiva em um neurônio localizado no cérebro e outro na medula espinhal. Como ambos são células nervosas, a perda gradual da funcionalidade faz com que eles percam a capacidade de transmitir os impulsos nervosos. 

O principal problema é que com a evolução da doença é que os músculos vão ficando cada vez mais rígidos, até pararem completamente de obedecer aos impulsos dos outros neurônios. Assim, o paciente acometido com a Doença ELA perde todos os movimentos do corpo. 

Não existe ainda uma causa específica para o surgimento do problema. Alguns estudiosos acreditam que a utilização excessiva e intensa da musculatura pode favorecer o mecanismo de degeneração da via motora. 

A Doença ELA costuma aparecer por volta dos 50/55 anos de idade. Alguns casos, como o do cientista, podem aparecer antes. A doença foi detectada quando Hawking tinha apenas 21 anos. O principal sintoma é a fraqueza muscular. Mas, ela também pode causar inicialmente o endurecimento dos músculos de um lado do corpo, além de cãibras, tremor muscular, espasmos e perda da sensibilidade.

Como o home care pode ajudar idosos com Doença ELA?

Muitas pessoas não sabem, mas o home care (tratamento e acompanhamento de especialistas dentro da própria casa do paciente), é direito garantido aos pacientes com Doença ELA. Isso vale tanto para idosos que têm plano de saúde quanto para os que são dependentes do SUS. 

Contar com esse serviço, inclui diversos benefícios para o idoso, como: 

  • redução de custos com transporte – como o tratamento é feito dentro de casa, não há necessidade de deslocamento até os centros de atendimento; 
  • melhora na qualidade de vida – isso vale tanto para pacientes como para familiares porque além de ter pessoas que ama próximas, não há necessidade de internação para que todos os cuidados sejam realizados; 
  • redução de riscos ao paciente – ao ficar em casa, o paciente tem menos riscos de ter fraturas ou lesões, que em geral são causadas por batidas e/ou quedas fora de casa.

Quando descoberta na terceira idade, o problema é ainda mais complicado. Dessa forma, ter a ajuda de um cuidador de idosos pode ser fundamental. Ele pode ajudar com a administração de medicamentos, além de melhorar a movimentação com pequenas atividades e exercícios durante o dia. Lembrando que a doença não tem cura, mas pode ter sua evolução retardada. 

O tratamento da Doença ELA envolve equipe multidisciplinar. Podem ser usadas especialidades como fisioterapia, psicologia, nutrição e neurologia. Em resumo, eles desenvolvem um plano de tratamento personalizado e em conjunto com terapias que melhoram a locomoção, a alimentação e a respiração

Posso obter ajuda do estado para custear o SAD?

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é autorizado a prestar serviços de atendimento em casa para pacientes idosos com Doença ELA. é necessário ter um alvará expedido pelo órgão sanitário que tem autonomia para liberar as atividades voltadas à saúde dos pacientes.

O SUS autoriza o uso da modalidade de home care quando a equipe médica verifica que essa é a melhor opção ao paciente. Para ter acesso ao programa, basta entrar em contato com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. Depois de avaliar o caso de perto, serão indicados as especialidades e cuidadores com o perfil que melhor se adequa aos cuidados necessários para melhora da qualidade de vida do idoso. 

Conte com a ajuda da Equipe Esperança e Vida!

Agora que você já sabe mais sobre a Doença ELA, conte com a Equipe Esperança e Vida para lhe ajudar a cuidar da saúde dos idosos. Somos uma agência de cuidadores em São Paulo e no Rio de Janeiro. Contamos com profissionais altamente capacitados para cuidar de todas as necessidades dos idosos.

Ao todo, já somamos mais de 30 anos dedicados ao cuidado e bem-estar geral dos idosos. Oferecemos um atendimento de forma personalizada e humanizada. 

Precisa de um cuidador dedicado e experiente? Entre em contato. Ajudamos os familiares a manterem suas atividades normais do dia a dia, sabendo que o seu familiar está sendo cuidado por uma equipe que desempenha suas funções com excelência.