como escolher cuidador de idosos atencioso
Publicado em 03 de julho de 2020

6 dicas de como escolher cuidador de idosos atencioso

Ter um idoso em casa é sinônimo de preocupação. Afinal, muitas pessoas da terceira idade não têm mais autonomia para executar tarefas básicas de forma independente. Ou seja, para fazer tarefas simples, como tomar banho e se alimentar, os idosos precisam sempre da ajuda de alguém. Nesse cenário, é comum que as famílias optem por contratar um profissional especializado para auxiliar e dar suporte à rotina do idoso. Neste artigo, a Equipe Esperança e Vida dá algumas dicas de como escolher cuidador de idosos atencioso e competente. Confira!

Como escolher cuidador de idosos: 6 dicas úteis para você!

1) Considere as principais qualidades

A primeira dica para você saber como escolher cuidador de idosos é observar o perfil do profissional. É indicado buscar por uma pessoa que tenha as qualidades necessárias para lidar com os eventos da terceira idade. Algumas características universais são fundamentais nesta função. São elas:

  • paciência;
  • atenção;
  • companheirismo;
  • calma;
  • pontualidade;
  • responsabilidade;
  • compreensão;
  • disposição.

2) Escolha um profissional qualificado

Um cuidador de idosos deve possuir a certificação reconhecida na função. Ou seja, ele deve ter concluído o curso de cuidador de idosos, que possui duração média de três meses. Assim, você terá a certeza de que está contratando um profissional capacitado para lidar com todas as questões que envolvem a rotina da terceira idade.

3) Identifique o método de trabalho

Para você saber como escolher cuidador de idosos — e mantê-lo no cargo —, observe seu método de trabalho. Um bom cuidador observa as alterações do idoso e antecipa suas necessidades. Além disso, ele também é capaz de entender a diferença entre dores físicas e emocionais. Por exemplo: se ele cuida de um idoso com diabetes, deve ficar atento às feridas que surgem nos membros inferiores. E, assim, tomar os devidos cuidados com essas áreas.

4) Observe se há identificação com o idoso

Não adianta você saber como escolher cuidador de idosos somente de acordo com as suas convicções. Sendo assim, é preciso considerar também a opinião do idoso, já que é ele quem passará a maior parte do tempo com o profissional. Portanto, ainda na fase da seleção, faça uma entrevista minuciosa e escolha o cuidador que tenha uma identificação com o idoso. Lembre-se de trabalhar a aceitação com o seu familiar!

5) Busque por boas referências

Ainda durante a fase da entrevista, peça ao candidato referências de trabalhos anteriores e faça uma pesquisa. Converse com os antigos empregadores, fale com conhecidos e reúna as principais informações sobre o candidato. Esta atitude pode ser decisiva no momento da escolha! Afinal, você conhecerá a reputação do profissional que está pensando em colocar dentro da sua casa. Buscar boas indicações é primordial!

6) Dê preferência às agências de home care

Se você não quer lidar com a tarefa de saber como escolher cuidador de idosos sozinho, conte com quem já tem experiência no mercado. A melhor alternativa é solicitar os serviços de uma agência home care cuidador de idoso no RJ. Essas empresas são especializadas no tratamento de idosos e possuem profissionais qualificados. Além disso, disponibilizam escalas flexíveis de acordo com as suas necessidades!

A Equipe Esperança e Vida pode ajudar você!

Se você procura por uma agência de cuidador de idosos no RJ, está no lugar certo! A Equipe Esperança e Vida possui 29 anos de experiência no mercado. Temos nossa própria equipe de profissionais, devidamente qualificados e treinados para cuidar de idosos e enfermos em residências. Aqui, você pode ter certeza que seu ente querido será bem cuidado! Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Aproveite a visita para acompanhar o nosso blog! Lá, postamos conteúdos exclusivos sobre cuidados, segurança, saúde e bem-estar dos idosos. Nosso último artigo abordou o tema queda de idosos. Falamos sobre as causas, as consequências e as melhores formas de prevenir esse acidente. Não deixe de conferir!